Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
04/04/2011 - 14h17

Gênio das feiras de ciência cria entidade de jovens cientistas

Publicidade

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

A idade chegou para o gaúcho William Lopes. Aos 21 anos, após faturar milhares de dólares em feiras de ciências pelo mundo, ele não pode mais competir.

"Durante os eventos, nós somos como "rock stars'! Mas e depois? Acabou?"

Para ele, ainda não. William volta aos EUA em maio, como coorientador do projeto de pesquisa de dois alunos do ensino técnico. Além disso, vai fundar uma associação de jovens cientistas brasileiros.

A entidade, sem fins lucrativos, deve ser inaugurada neste ano, reunindo ex-participantes de feiras científicas e interessados. Um dos intuitos é preparar outros jovens para pesquisar e concorrer em eventos como Febrace, Mostratec e Isef (leia mais abaixo).

"Queremos servir de inspiração para outros estudantes fazerem o mesmo", explica William em entrevista ao Folhateen. Vestindo terno, camisa e gravata, o garoto fala como homem de negócios. "Precisamos deixar a ciência mais pop."

Entre as estratégias do grupo está visitar escolas e aliciar jovens para o time dos cientistas. Para convencê-los, vão mostrar recompensas como as que o próprio William colheu durante esses últimos anos.

Flávio Dutra/Folhapress
ORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 29-03-2011, 14h: William Lopes, 21 anos; Estudante de Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre/RS, bolsista de Iniciacao Cientifica diversas vezes premiado em feiras internacionais de ciências e que está organizando uma associação nacional de jovens cientistas.A foto foi feita no Laboratório de Biofilmes e Diversidade Microbiana, do Centro de Biotecnologia da UFRGS. (Foto: Flávio Dutra/Folhapress, FOLHATEEN)***EXCLUSIVO FOLHA***
O estudante William Lopes, 21, no laboratório em que faz pesquisas

Enquanto cursava o ensino técnico, o garoto pesquisou um fungo que ajuda a tratar água contaminada por pigmentos de tinta. Em uma única feira de 2010, o projeto faturou prêmios que, somados, ultrapassaram US$ 10 mil (R$ 17 mil).

Ele está patenteando o achado. Já publicou artigos descrevendo os experimentos e seus resultados.

Com um currículo desses, William chegou ao curso de bioquímica farmacêutica como uma espécie de celebridade. "Dá credibilidade acadêmica", afirma.

Além da faculdade e da orientação não remunerada de alunos do ensino técnico, ele participa de pesquisas na universidade.

"Gosto de grandes desafios. Quero descobrir a cura para infecções raras, por exemplo. Não gosto de trabalhar com limites, e a pesquisa é ilimitada. Sempre há alguma coisa a mais."
"O bom é que eu tenho a chave do laboratório! Posso usar o tempo todo!", comemora -sem fazer ironia.

-

CALENDÁRIO
Comece já suas pesquisas e fique de olho nos prazos de inscrição

FEBRACE
(Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) www.febrace.org.br
O QUE É: Tradicional encontro de jovens cientistas, organizado pela USP
ONDE: São Paulo
PRÓXIMA EDIÇÃO: início de 2012

MOSTRATEC
Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
www.mostratec.com.br
O QUE É: Atrai estudantes do mundo inteiro para o solo gaúcho
ONDE: Novo Hamburgo (RS)
PRÓXIMA EDIÇÃO: outubro de 2011

ISEF
Feira Internacional de Ciências e Engenharia
www.societyforscience.org/isef
O QUE É: Maior feira de ciências do mundo. Os prêmios incluem milhares de dólares e bolsas de estudo em faculdades gringas
ONDE: EUA (a cada ano em uma cidade diferente)
PRÓXIMA EDIÇÃO: maio de 2011

-

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página