Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
07/02/2012 - 16h56

Filmes brasileiros estão em 'Oscar' de cinema infantil na Alemanha

Publicidade

 

ANDRÉA LEMOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Divulgação
"Nilba e os Desastronautas", finalista do Prix Jeunesse International
"Nilba e os Desastronautas", finalista do Prix Jeunesse International

Quatro produções brasileiras foram selecionadas para concorrer a um prêmio internacional, o Prix Jeunesse International. São dois filmes - "Enciclopédia" e "SMS" - e duas animações - "Trudi e Kiki" e "Nilba e os Desastronautas" -, que já foram ou são veiculados pela televisão e já foram premiados antes, mas agora vão concorrer com produções do mundo todo, como "Postcode", da BBC (Reino Unido). Essa é a primeira vez que o Brasil tem tantas indicações ao prêmio.

O Prix Jeunesse International é mais ou menos como um Oscar da produção para crianças. Mas aqui as animações e os filmes são divididos em apenas cinco categorias, de acordo com o tipo e com o público ao qual se dirigem. As categorias são: ficção até 6 anos, não-ficção até 6 anos, ficção de 7 a 11 anos, não-ficção de 7 a 11 anos, ficção/não-ficção de 12 a 15 anos.

Essa é a 25ª edição do Prix Jeunesse International, organizado por uma fundação de mesmo nome que fica em Munique, na Alemanha. O prêmio funciona como um selo de qualidade, um atestado de que a produção colabora para promover e desenvolver a cultura de crianças e jovens. O evento acontece de dois em dois anos e em 2012 será realizado entre 1º e 6 de junho.

Conheça um pouco sobre cada um dos finalistas brasileiros:

'Trudi e Kiki'
Baseado em livro escrito e ilustrado por Eva Furnari, a animação conta a história de uma menina e de uma bruxinha que, um belo dia, trocam de mãe, de casa e de vida. É uma tremenda de uma confusão em que, no final tudo dá certo! Veja aqui
Direção e produção: Eva Furnari e Arnaldo Galvão
Categoria: Ficção até 6 anos

'Nilba e os Desastronautas'
O capitão Nilba e sua tripulação estão perdidos no espaço, mas quem disse que eles querem saber de encontrar o caminho de casa?! Esse piloto está mais interessado em se divertir pelo universo. Essa série é veiculada pela TV Rá Tim Bum (1ª temporada, de segunda a sexta, às 13h e às 19h30; nova temporada, aos sábados e domingos, às 9h45, 14h20, 19h10 e 3h45). Veja aqui
Categoria: Ficção de 7 a 11 anos
Produção: 44 Toons e Fundação Padre Anchieta

'Enciclopédia'
Alex é um menino de dez anos que está descobrindo o que é o amor. Nessa busca de conhecer o mundo, vive na biblioteca e entende o mundo por meio dos verbetes de uma enciclopédia. Clique aqui e conheça o trailer.
Categoria: Ficção de 7 a 11 anos
Direção: Bruno Gularte Barreto

'SMS'
É um documentário que tem como pano de fundo a proibição do uso de celulares em uma escola estadual de Porto Alegre. A partir desse acontecimento, um grupo de sete adolescentes vão discutir sobre educação, cultura, tecnologia e a realidade em que vivem. O filme faz parte da série Histórias Curtas 2010 da RBSTV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Conheça aqui
Categoria: Ficção/não ficção de 12 a 15 anos
Direção: Pablo Escajedo

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Bum!

Bum!

Mark Haddon

Por: 34,90

Comprar
A Princesa Que Escolhia

A Princesa Que Escolhia

Ana Maria Machado

Por: 39,90

Comprar
Os Ursos da Escada

Os Ursos da Escada

Julia Jarman

Por: 28,00

Comprar
Parasita vermelho (Vol. 02)

Parasita vermelho (Vol. 02)

Andrew Lane

De: 29,90

Por: 25,40

Comprar
Agapinho

Agapinho

Padre Marcelo Rossi

De: 24,90

Por: 19,90

Comprar

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade