Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2012 - 21h02

Como acontecem os raios e os trovões?

Publicidade

DE SÃO PAULO

SXC
raio / relâmpago / trovão
Relâmpago ilumina o céu

Em 30/4, a "Folhinha" publicou a matéria "Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão? Saiba aqui". As explicações causaram polêmica entre leitores, por isso voltamos ao assunto aqui.

Kleber Naccarato, pesquisador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) afirma que, ao contrário do que foi dito na matéria anterior, os raios não acontecem devido a aproximação entre nuvens ou entre nuvens e solo.

Além disso, o trovão não é consequência dos mesmos processos físicos que formam o raio, como se tinha dado a entender.

Segundo Naccarato, os raios se formam dentro das nuvens e somente quando essas têm gelo. E para terem gelo, elas tem de crescer muito alto no céu. Essas nuvens são chamadas de nuvens de tempestade ou cumulo nimbos.

No interior das nuvens, por conta dos fortes ventos, as partículas de gelo colidem entre si. As colisões geram energia elétrica, que vai se acumulando dentro das nuvens. "É como uma bateria", diz o pesquisador. Chega um momento em que as nuvens precisam descarregar. Nessa hora, acontecem os relâmpagos.

Eles podem ficar dentro das nuvens ou vir para o chão, quando, popularmente, se diz que o raio caiu.

Os cientistas fazem diferença entre raio e relâmpago. Os que "caem" são chamados de "raio". Os que ficam dentro das nuvens recebem o nome de "relâmpago" ou "descarga".

De cada dez relâmpagos, nove ficam dentro das nuvens. Somente um vem para o chão ou "cai". Ambos podem ser vistos pelas pessoas. "Mas durante o dia é difícil ver um relâmpago dentro da nuvem, por causa da claridade. À noite, é muito bonito porque as nuvens se acendem como um abajur".

O trovão é consequência do raio, afirma Kleber Naccarato.

O raio é corrente elétrica muito intensa que circula pelo ar, como aquela que passa pela resistência do chuveiro quando o ligamos, fazendo a água aquecer. Assim, quando o relâmpago acontece, ele aquece o ar, que se expande rapidamente, provocando um estouro, como se fosse uma bomba. Esse barulho é o trovão.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página