Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2012 - 08h00

Forma mais antiga de arte mural é descoberta na França

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Associated Press
Arqueologia: cavalos em pinturas rupestres da caverna de Chauvet, localizada na França. *** These horses' heads were depicted in charcoal more than 30,000 years ago. Part of an animal frieze, they are among the oldest known paintings in the world, in the Chauvet cave in southeast France. (AP Photo/Abrams/copyright Chauvet/Sygma/Seuil)
Até agora, pinturas na caverna de Chauvet (nesta foto), na França, eram as mais antigas

Um bloco maciço de pedra calcária contém a primeira forma de arte mural conhecida, feita há 37 mil anos, acreditam cientistas norte-americanos que acabam de revelar a informação.

A pedra de 1,5 tonelada foi descoberta pela primeira vez em 2007, em Abri Castanet, conhecido sítio arqueológico do sudoeste da França.

Nesse lugar, estão algumas das primeiras formas de arte registradas por pesquisadores até hoje.

A obra de arte encontrada adornava provavelmente o interior de um refúgio para caçadores de renas. A suposição é feita pelo professor de antropologia da New York University, Randall White, principal autor do artigo publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

"Decoraram o local onde viviam, onde faziam suas atividades diárias", disse White à AFP.

As imagens vão desde pinturas de cavalos a desenhos de partes do corpo humano.

O trabalho é menos sofisticado que as pinturas de animais encontradas na gruta de Chauvet (foto), também França, de difícil acesso e com idade estimada entre 30 mil e 36 mil anos.

Apesar das diferenças, os arqueólogos acreditam que os artistas de Chauvet e Castenet são da mesma cultura, a dos primeiros humanos modernos na Europa, que se desenvolveu há 40 mil anos.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página