Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2012 - 16h52

Será que tomar sorvete no inverno faz mal?

Publicidade

DE SÃO PAULO

Julho é um mês tão legal porque é época de férias das crianças.

SXC
Hum... seja no inverno ou no verão, tomar sorvete é bom
Hum... seja no inverno ou no verão, tomar sorvete é bom

E férias combinam com sorvete. Seja na hora de passear, depois de brincar ou antes de... tomar um segundo sorvete.

Mas com certeza você já deve ter ouvido dos seus pais, ou dos pais de amigos e também dos amigos de seus pais, que tomar sorvete no inverno faz mal.

Como tomar sorvete é bom, a "Folhinha" perguntou aos médicos Wilson Ayres e Cesar Mezadri (ambos otorrinolaringologistas, ou "otorrinos", o médico que cuida da garganta, ouvido e nariz), o que é verdade e o que é mentira nessa história.

Tomar sorvete no inverno faz mal?
Não faz, dizem os médicos. É verdade que no inverno o número de casos de gripe, de tosse e de dor de cabeça tende a aumentar, mas o sorvete não é culpado por isso. Em alguns países é muito comum tomar sorvete no frio, como na Itália, um dos principais fabricantes de gelatos (um sorvete com consistência mais cremosa).

Então quem é o "vilão" da história?
Os médicos explicaram que, seja no frio ou seja no calor, os vírus estão por aí prontos para deixar alguém doente. A diferença é que no inverno, como está muito frio, as pessoas tendem a ficar mais agrupadas e em lugares fechados. Isso contribui para que os ambientes fiquem mais contaminados e as pessoas, mais doentes. Mas não é culpa do frio nem do sorvete.

O sorvete é um alimento nutritivo?
Não exatamente. Como todos os doces, o sorvete é muito calórico. Apenas os que contém achocolatados em sua fórmula é que também oferecem proteínas para o organismo.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página