Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2012 - 00h01

Saiba como a edição especial da 'Folhinha' foi produzida

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Abaixo, acompanhe o passo a passo da produção desta edição do Dia da Criança, que começou em setembro e levou quase um mês para terminar.

Crianças escrevem reportagens; conheça a equipe

*

1 - A editora de Treinamento, Izabela Moi, apresenta a Redação da Folha para as crianças. Elas passam pelas editorias e descobrem como se faz um jornal, das reuniões de pauta à edição e à diagramação.

2 - Depois de conhecer a Redação, os nove novos repórteres vão à sala de reunião do jornal para uma conversa com a editora da "Folhinha", Laura Mattos. Será que alguém já tem ideia de qual reportagem quer fazer? Sim, a turma está cheia de sugestões e pode avançar uma casa.

3 - Os nove são divididos em cinco editorias: "Mercado" (reportagens de economia), "Cotidiano" (cidade, educação etc.), "Ilustrada" (cultura), "Ciência" e "Esporte". Cada grupo terá reunião com editores de sua área. Começa a segunda etapa do trabalho.

Victor Moriyama/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 17/09/2012. Primeira reuniao para a TV Folinha para criancas participantes do especial para o dia das criancas no auditorio da Folha. As criancas visitaram a redacao e fizeram reuniao de pauta. (Fotos: Victor Moriyama/Folhapress, FOLINHA) ***EXCLUSIVO***
Primeira reunião de grupo de repórteres mirins na Redação da Folha, em setembro

*

Victor Moriyama/Folhapress
SAO PAULO, SP BRASIL. 19/09/2012. A estudante Luiza Loparic Basbaun participa de reuniao de pauta com a editora de Mercado da Folha, Ana Estela de Sousa, especial para a edicao de dia das criancas. (Fotos: Victor Moriyama/Folhapress, MERCADO)

Mercado
Luíza diz à editora de "Mercado", Ana Estela de Sousa Pinto, que quer perguntar a vendedores de brinquedos se o Dia da Criança é uma data comercial. Ana sugere que também pergunte a fabricantes como se preparam para a data e entreviste crianças.

Reprodução
Reunião da ilustrada para especial folhinha dia das crianças. Foto Frame Tv Folha ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Esporte
Leo e Renan combinam com o editor de "Esporte", Alexandre Nobeschi, de entrevistar jogadores. Mas a pauta cai, ou seja, a reportagem é cancelada, por dificuldade de marcar entrevistas. Renan vai para "Mercado" e Leo, para "Ciência".

Wladimir Aguiar/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20-09-2012, 20h00: Reunio das crianas da TV Folhinha com o editor de Cincia. (Foto: Wladimir Aguiar/Folhapress,FOLHINHA )

Ciência
Mateus e Cristal mostram ao editor de "Ciência", Reinaldo Lopes, uma notícia recente sobre a descoberta de um mamute congelado na Sibéria. Reinaldo sugere que entrevistem um paleontólogo.

Reprodução
Reunião da ilustrada para especial folhinha dia das crianças. Foto Frame Tv Folha ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Ilustrada
Clara e Raquel apresentam duas sugestões à editora da "Ilustrada", Fernanda Mena: 1) músicos que trocam canções adultas por infantis; 2) o sucesso de "Carrossel" (SBT). Fernanda gosta da segunda. Êba!

Wladimir Aguiar/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20-09-2012, 18h00: Reunio das crianas da TV Folhinha com editor de Cotidiano. Silene Cypriano (roupa bege) e Barbare Fiuza de Mello (roupa rosa). (Foto: Wladimir Aguiar/Folhapress, COTIDIANO)

Cotidiano
Selene e Bárbara dizem à editora de "Cotidiano", Denise Chiarato, e ao pauteiro (que cuida da produção de reportagens), Guto Gonçalves, que querem falar sobre bullying. Os editores sugerem que falem com diretores de escolas e com alunos.

Repórteres fazem as entrevistas e escrevem os textos. E aqui está a "Folhinha" feita por eles. As reportagens e os bastidores dessa produção podem ser vistos amanhã, no "TV Folha", da Cultura.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página