Publicidade
Publicidade
De olhos vendados, crianças aprovam abobrinha, beterraba e companhia em experimento
Publicidade
BRUNO MOLINERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O pessoal de casa já tentou de tudo para convencer você de que a turma do espinafre, tomate e chuchu é a melhor companhia para seu prato? E você não engoliu nem de olho fechado?
Bem, foi de olhos vendados que um grupo de crianças provou (e até aprovou!) alimentos que antes eram rejeitados nas refeições.
Quem realizou o experimento foi o programa de nutrição do Projeto Quixote, ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) _leia abaixo os passos da experiência.
Sem enxergar, as crianças colocaram na boca até beterraba recheada com abobrinha. E sem fazer cara feia! A experiência também transformou pão de espinafre com cenoura, suco de couve com maracujá e até torta de abobrinha, cenoura e queijo em um tremendo sucesso.
| Alessandro Shinoda/Folhapress | ||
![]() |
||
"Primeiro, eu pensei: 'Eca, não como isso, não!'. Mas depois vi que era muito bom", contou Derek Ferreira, 12, durante o experimento. Como a maioria das crianças que participaram, ele também não era grande fã das comidas verdes.
Isso acontece por dois motivos, explica o pediatra Raul Melo, líder do projeto de nutrição do Quixote. Muitas vezes a gente tem medo de experimentar coisas diferentes. Ou então achamos ruim uma vez e nunca mais provamos.
"O paladar é um sentido que demora a ser formado. É preciso experimentar várias vezes até que a gente se acostume com o alimento", diz o médico.
Provando no escuro
1 - A experiência começou com um monte de comidas diferentes na tela do computador. Tinha de tudo, até beterraba recheada com abobrinha.
2 - Depois de conhecer os pratos, os participantes marcaram a "carinha" que indicava seu nível de aprovação ou reprovação.
3 - De olhos vendados, chegou a melhor (ou a pior) hora: experimentar essas comidas.
4 - Após mastigar bastante, todos responderam se gostaram ou não indicando novamente a "carinha"
5 - Por incrível que pareça, muitos alimentos que receberam uma "carinha de eca!" na primeira avaliação foram eleitos os mais deliciosos.
+ Notícias na Folhinha
- Editora não arrisca na escolha de ilustradora para livro de padre Marcelo
- Ogro se apaixona por fada e engole bebê em infantil de Victor Hugo
- "Meu Livro de Artes" ensina técnicas dos grandes mestres às crianças
- Coleção "Pequenos Cientistas" mostra às crianças como fazer experimentos
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Qual a diferença entre jacaré e crocodilo? Descubra
- Festa literária de Paraty, que homenageia Drummond, é opção para as férias
- Veja carta que a filha de Drummond mandou para ele
- Crítico André Barcinski conta sobre visita à Flip com sua filha
- Internet deu palco pro canalha, pro invejoso, diz Ziraldo
+ Comentadas
- Chico Bento pede para 'Dirma' vetar Código Florestal
- Internet deu palco pro canalha, pro invejoso, diz Ziraldo
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV