Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2010 - 08h00

Saiba mais sobre as comidinhas da ceia de Natal

Publicidade

LUIZA FECAROTTA
MARÍLIA MIRAGAIA

DE SÃO PAULO

Vejam só: o dia 25 de dezembro é tão importante para os cristãos (aqueles que seguem Jesus Cristo) que eles esperam a sua chegada acordados e já com uma mesa extensa, cheia de pratos e guloseimas para comemorar os primeiros segundos do Natal.

É nessa data que se festeja o nascimento de Jesus, que, acredita-se, é o filho de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade. Por isso sua chegada é tão celebrada.

Foi no ano 336 que a festa se tornou oficial e, a partir daí, começou a incorporar costumes, como o de reunir pessoas da família para o banquete natalino.

Conheça abaixo a história de algumas comidinhas que, no Brasil, geralmente fazem parte da cerimônia que celebra a chegada do Natal.

Ilustração Andréia Vieira/.
Central Folhinha 18/12
Na ceia de Natal tem tanta coisa gostosa que fica difícil de escolher o que comer primeiro

Torrone
Doce firme quando se morde. O torrone é feito de açúcar, mel, baunilha e amêndoas. Uma história conta que surgiu em 1441, quando confeiteiros fizeram uma sobremesa para o casamento de uma personalidade em Cremona, na Itália. O formato lembrava o "torazzo", ou seja, a grande torre da praça principal da cidade.

Frutas Cristalizadas
Hoje é fácil guardar um alimento sem que ele estrague, mas não foi sempre assim. Antigamente existiam algumas maneiras de conservar a comida e uma delas era cobri-la com açúcar caso das frutas cristalizadas. Nas festividades natalinas, essas frutinhas aparecem principalmente no panetone

Rabanada
Esse adorável doce natalino chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses. É feito com fatias de pão amanhecido embebido em leite e ovo, frito e polvilhado com açúcar e canela. Foi naquele país da Europa que a sobremesa se espalhou pelos conventos para aproveitar os pães velhos e evitar o desperdício.

Peru
É uma das maiores aves comestíveis. Consumido no mundo todo, o peru surgiu no continente americano. Considerado um dos principais itens da ceia, foi levado para a Europa com o nome de "galinha-das-índias" e começou a ser mais usado na cozinha a partir do século 17. Dizem que a carne das fêmeas é mais saborosa.

Cereja
Pequenos e arredondados, esses frutinhos vermelhos crescem em regiões frias, como em países da Europa, da Ásia e da América aqui no Brasil, é pouco cultivada. Além da estética natalina (bolinhas vermelhas), seu consumo cresce neste período, pois é sua melhor época no Chile, de onde boa parte delas é importada para cá.

Panetone
Um pão doce especial, de massa leve, alta e redonda, que leva frutas cristalizadas e passas. Nasceu na Itália e é conhecido do jeito que comemos hoje desde os tempos do duque Ludovido il Moro, que viveu de 1452 a 1508. Naquela época, já era o doce mais tradicional usado para comemorar o Natal em Milão (Itália).

Leia a história de outros pratos de Natal na Folhinha de hoje. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página