Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2011 - 08h00

Confira curiosidades sobre os bonecos e saiba onde comprá-los

Publicidade

FÁBIO SOMBRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Foto Fábio Sombra
Bonecos de Praga Foto: Fábio Sombra Folhinha ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Bonecos de Praga

As marionetes já eram conhecidas na antiga China e também foram muito populares na Grécia Clássica e no Império Romano. Em tumbas romanas --sepultados junto a crianças--, os arqueólogos encontraram bonecos articulados, dotados de fios que permitiam movimentar seus braços e pernas.

O escritor Fábio Sombra fala dos bonecos que colorem Praga

Em Myanmar (antigo reino de Burma), na Ásia, as marionetes eram usadas pelos soberanos para passar mensagens aos súditos. Por exemplo, um rei poderia pedir aos apresentadores do espetáculo para contar uma parábola ou uma fábula endereçada a algum ministro ou membro da família real que estivesse se comportando de maneira inadequada. Assim, o "faltoso" ficava sabendo que o soberano já "estava de olho" e procurava se corrigir.

Na Europa, a Itália é tida como o berço da arte das marionetes. Os espetáculos eram destinados a adultos, geralmente camponeses sem muito estudo. Mais tarde, a tradição se espalhou pela Europa e foi muito utilizada para se contar poemas épicos, como a balada francesa "A Canção de Rolando". A partir do século 18, os bonecos passaram a ser usados na representação de óperas inteiras, tradição que até hoje está viva em países como a Alemanha, Áustria e República Tcheca.

Mesmo aqui na América Latina, alguns povos locais já conheciam certos tipos de teatro de bonecos. Os astecas, por exemplo, faziam encenações dramáticas com modelos articulados que representavam serpentes emplumadas.

Fotos Michal Cizek/France Presse
Bonecos expostos em uma loja em Praga
Bonecos expostos em uma loja em Praga

NO BRASIL

Você sabia que aqui no Brasil nós temos também uma importante cultura popular ligada aos espetáculos teatrais com bonecos? São os mamulengos, muito populares no Nordeste, principalmente no Estado de Pernambuco. Não são tão sofisticados como as marionetes tchecas, mas causam igual encanto e admiração principalmente entre as crianças. Já em Belo Horizonte temos o grupo Giramundo, reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de seus espetáculos e pela criatividade e capricho na criação e manipulação de seus bonecos. Conheça o Giramundo em seu site: giramundo.org.

ONDE COMPRAR BONECOS EM PRAGA

Os bonecos estão por todos os lugares em Praga, mas duas lojas são boas dicas de compras. Na Marionety Truhlar (www.marionety.com), é possível participar inclusive de oficinas para se aprender a construir e manipular marionetes. Na Obchod Loutkami (www.marionettes.cz), a vendedora deu dicas e truques para manipular a marionete com naturalidade e graça. Por 10 ou 12 euros dá para comprar uma marionete mais simples e pequena. Mas bonecos mais caprichados saem por algo em torno de 60 e 100 euros. As marionetes mais caras são as esculpidas em madeira. Algumas obras de arte, no entanto, podem custar milhares de euros.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página