São Paulo, sábado, 1 de maio de 2010

INTERCÂMBIO

Carta vai, carta vem

Depois de lerem a reportagem das crianças de Gilé, vilarejo de Moçambique mostrado na reportagem "À caça de ratos e cupins" (Folhinha de 3/4), os leitores enviaram mensagens para a turma da África. Confira o troca-troca de e-mails abaixo.

"Gostaríamos de saber como é a escola, a sala de aula e a professora daí. Ficamos muito tristes quando soubemos que vocês comem ratos e cupins."

"Somos crianças do Brasil e temos seis anos. Gostamos de jogar futebol, brincar de correr e ir à praia. E vocês, do que gostam de brincar?"

"A nossa escola primária é construída de barro e coberta de capim. Sentamos no chão e, quando chove muito, cai água dentro da sala e molha nossas roupas e nossos cadernos. Aqui comemos ratos do mato, que, em nosso dialeto, chamamos de 'mutxhoro', e também comemos cupim. Mas não é toda gente, e aqueles que comem não é tanto por gostar, mas por não terem nada para misturar com a 'xima', folhas de mandioca e abóbora. Nós gostamos de brincar, ir à igreja rezar, jogar futebol e ir à escola. E também de tomar banho no rio. Mas temos um pouco de medo, pois há muitos crocodilos que comem pessoas."

Leia mais sobre a troca de mensagens entre as crianças brasileiras e moçambicanas no blog da Folhinha.


Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.