São Paulo, sábado, 3 de janeiro de 2004

BALÉ

Prova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil seleciona 86 crianças

Vestibular da dança

Jorge Araújo/Folha Imagem
Mariana Zschoerper, 13, durante aula no Bolshoi


KATIA CALSAVARA
ENVIADA ESPECIAL A JOINVILLE (SC)

Aprender a dançar é como aprender a andar. No começo a gente precisa da ajuda dos pais, até o momento em que dá para correr com segurança. Na dança clássica, também conhecida como balé, acontece a mesma coisa- é só trocar o braço dos pais por uma barra e um bom professor.
Uma das maiores escolas de balé do país, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, fica em Joinville, Santa Catarina. Existe há quase quatro anos e é a única filial do mundo da mesma escola da Rússia, que existe há mais de 230 anos.
"Bolshoi", em russo, quer dizer "grande". A idéia é justamente essa: fabricar grandes bailarinos. Em quatro anos vai se formar a primeira turma da escola e, depois, cerca de cem bailarinos por ano.
E como são os alunos que entram nessa escola? A Folhinha acompanhou o exame classificatório em que concorreram mais de 750 crianças, selecionadas entre outras 24 mil. Desse total, 86 vão estudar gratuitamente durante oito anos, com direito a transporte, lanche e uniforme.
Com números pregados no peito, as crianças aguardavam ansiosas pela hora do teste. Elas passaram pelo exame médico para depois serem submetidas a uma espécie de "vestibular da dança", em que foram analisadas as habilidades físicas e o potencial artístico de cada uma.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.