São Paulo, sábado, 3 de janeiro de 2009

COMO ENCARAR O VERÃO

Por que se proteger?
>> A radiação ultravioleta emitida pelo Sol se acumula e produz efeitos a longo prazo, principalmente nos olhos mais claros. Isso pode provocar sensação estranha nos olhos, dor, irritação, diminuição da percepção de detalhes, formação da catarata e até câncer.

Como escolher os óculos?
>> Não compre óculos de sol em camelôs. Eles geralmente não têm as proteções UVA e UVB necessárias, já que as lentes com esse recursos são caras. O uso de óculos sem essa proteção é mais perigoso do que não usar nenhum óculos de sol.

>> A informação sobre a proteção contra a radiação ultravioleta deve estar no adesivo fixado nos óculos. É bom perguntar ao vendedor de quanto é a proteção; o ideal é que seja de no mínimo 90%.

>> As lentes dos óculos não devem provocar distorções na imagem que a pessoa vê. Peça a um familiar adulto para posicionar os óculos a 20 cm dos olhos e focalizar um objeto a cinco metros de distância, para checar se ocorre a distorção.

>> Os óculos com lentes retas são os melhores, porque eles têm menos probabilidade de causar distorção.

Como testar?
>> As melhores óticas têm aparelhos que medem o grau de bloqueio dos raios UV dos óculos. Peça para o vendedor fazer o teste na sua frente.

Fontes: Marcelo Luís Occhiutto, oftalmologista do Hospital Santa Catarina, e Bento Alcosorado, presidente da Abiótica (Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos).


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.