São Paulo, sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mapa do Brincar

Fruta, fruta, fora!

Em Goiás, crianças misturam amarelinha e stop e inventam uma brincadeira bem diferente

CAMILLA COSTA
ENVIADA ESPECIAL A ALTO PARAÍSO (GO)

Quando se fala em amarelinha, as crianças de vila de São Jorge, na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, já começam a riscar na terra, com um galho de árvore, o desenho de fruta, fruta, fora.
É assim que lá ficou batizado o jogo, que ninguém sabe bem como foi que surgiu. "A gente aprendeu por aqui mesmo, os mais velhos ensinando os mais novos", disse Jefferson Passos, 12.
Fruta, fruta, fora é uma amarelinha misturada com stop -o jogador não usa pedrinha.
Na brincadeira, cada casa tem um tema. Sempre que o jogador começar em um quadrado diferente, tem que pular por todo o desenho dizendo palavras relacionadas ao tema -aprenda ao lado.
Você pode achar complicado, mas as irmãs Raquel, 11, Hamilca, 8, e Fabíola Farias de Sousa, 7, já nem precisam escrever os temas no chão para saber a ordem de pular. "A gente brinca disso quase todo dia", contou Fabíola. Raquel é a mais craque -chega a pular como sapo na última fase.

NOS PASSOS DA AMARELINHA

1. Os participantes riscam no chão um desenho como o indicado abaixo. Em cada um dos quadrados, as crianças escrevem uma palavra, na ordem indicada a seguir: "fruta", "comida", "objeto", "eles", "elas" e "cores". E escrevem "todos" na ponta do retângulo.

Ilustrações Andréia Vieira


2. O primeiro jogador deve dar dois pulos (com os dois pés) na primeira casa e dizer "fruta, fruta". Em seguida, dá um pulo para fora ao mesmo tempo em que diz: "Fora!".

Ilustrações Andréia Vieira


3. Depois recomeça saltando na primeira casa e segue pulando para os outros quadrados, sem passar pela meia-lua, dizendo duas vezes o nome de uma fruta diferente em cada casa. Por exemplo: "Fruta, fruta" (primeira casa); "abacaxi, abacaxi" (segunda casa); "melão, melão" (terceira casa), e assim até a sexta casa. Ao voltar para a primeira casa, repete "fruta, fruta, fora" e pula para fora.

Ilustrações Andréia Vieira


4. Quem conseguir completar a volta sem errar começa novamente da segunda casa, dizendo "comida, comida, fora". Depois pula para as outras casas dizendo nomes de comidas diferentes, até voltar para a segunda casa.

Ilustrações Andréia Vieira


5. Na terceira casa, deve-se dizer nomes de objetos. Na quarta, nomes de meninos. Na quinta, nomes de meninas e, na sexta, nomes de cores.

Ilustrações Andréia Vieira


6. Quem completar tudo sem errar começa a pular a partir da meia-lua dizendo "todos, todos, fora". Depois segue pulando, repetindo os nomes das casas, assim: "todos, todos" (meia-lua); "fruta, fruta" (primeira casa); "comida, comida" (segunda casa); "objeto, objeto" (terceira casa), e assim até a casa "todos".

REGRAS
>> Ao saltar numa casa, o jogador sempre tem que dar dois pulos;
>> Não pode pisar na meia-lua antes de completar o percurso;
>> Não pode repetir nomes em duas casas diferentes;
>> Quem erra perde a vez e recomeça depois de onde parou;
>> Ganha quem conseguir chegar primeiro até o fim da última fase.

FASES
>> Ao completar o percurso, o jogador passa para a segunda fase e tem que fazer tudo de novo pulando em um pé só.
>> Na terceira fase, deve-se fazer tudo de costas.
>> Na quarta fase, tem que pular de costas e em um pé só.
>> Na quinta fase, tem que percorrer o desenho pulando como sapo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.