UOL
São Paulo, sábado, 6 de março de 2004

Como é o jogo

Velocidade da tacada
A velocidade de uma tacada de golfe e da bolinha no ar mudam de acordo com o jogador. Em média, a ponta do taco de um golfista de dez anos atinge cerca de 108 quilômetros por hora (km/h).
Segundo Marcos Duarte, coordenador do Laboratório de Biofísica da USP, essa velocidade é semelhante à do saque do campeão de tênis Gustavo Kuerten e à velocidade do chute de Roberto Carlos, da Seleção Brasileira de Futebol. A bolinha se movimenta a mais ou menos 72 km/h.

Força do suingue
De acordo com o médico Rogério Teixeira da Silva, a força que recai sobre a coluna lombar do jogador é de cerca de 2.000 N ou newtons, unidade usada internacionalmente para medir força.
Essa força é equivalente ao peso de três adultos sobre uma outra pessoa. Pode não parecer muito quando é sabido que, durante uma caminhada rápida, a mesma região lombar carrega cerca de 1.500 N. Mas, se você se lembrar de que a coluna está girando, o número torna-se relativamente grande.

Equipamento
Quem está aprendendo a jogar golfe costuma usar os equipamentos da escola. Se o objetivo é treinar para valer, o melhor é ter o próprio material, sempre adaptado a sua idade. Tacos e taqueira (aquela bolsa que se carrega pelo campo) são indispensáveis e quase tudo é importado. Veja quantos dólares custam, em média, as aulas e o kit básico de golfe:
Sacola (taqueira) com 14 tacos...................... 300 a 1.500
Bola...................................................... 1 a 5
Sapatos................................................. 50 a 200
Luvas.................................................... 15 a 25
Hora de aula........................................... 30 a 50

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe

O jogo
Caminhada
Num campo oficial de 18 buracos, um golfista chega a andar seis quilômetros, por cerca de quatro horas e meia.
Num minicampo, para crianças, o trajeto é de mais ou menos um quilômetro, o que dura cerca de uma hora.
Suingue
O balanço de corpo que o jogador faz durante a tacada se chama swingue. Nesse momento, a parte mais exigida é a coluna, que gira e faz um esforço equivalente a 2.000 newtons -suficiente para machucar o ligamento de um jogador de futebol. A coluna não sofre nada porque é bem protegida por músculos.
Recomendado
Alguns médicos recomendam a prática do golfe para crianças que têm escoliose -desvio da coluna para o lado. O esporte também é uma alternativa para quem não pode fazer exercícios de maior impacto.
Duração do treino
Até os 14 anos, um jogador não deve treinar mais do que uma hora e meia por dia ou três horas, três vezes por semana. Nessa idade, a coluna e as cartilagens do pé e do lado interno do cotovelo ainda não se desenvolveram totalmente e podem ser prejudicadas.
Fonte: Rogério Teixeira da Silva, médico do esporte e ortopedista do Cete (Centro de Traumatologia do Esporte da UNIFESP, Supervisor Médico do circuito infanto-juvenil Credicard One).

As regras
Jogar golfe consiste, basicamente, em acertar a bolinha num número pré-determinado de buracos, saindo de locais específicos, através da menor quantidade de tacadas. Por isso, se diz que o principal adversário de um golfista é o campo (um é sempre diferente do outro), e não o jogador ao lado.
Tee
Cada parte e equipamento de um campo de golfe tem seu nome. O local de onde sai a bolinha e o pino sobre o qual ela fica antes da tacada se chamam "Tee".
Fairway
"Fairway" é o caminho entre o tee e o green.
Green
É a área onde fica o buraco, com grama fina e aparada rente ao solo.

Equipe
Um golfista pode jogar sozinho ou em equipes de dois a quatro integrantes. Em algumas competições, as equipes misturam crianças e adultos. É o caso da Copa Ricardo Rossi, que reuniu 65 golfistas em São Paulo em sua última edição.
Jogo ético
O golfe é um jogo de damas e cavalheiros. As principais regras, além das técnicas, estão ligadas à ética e ao comportamento no campo. Não dá, por exemplo, para dizer que você fez uma jogada que não existiu. Mesmo que o juiz raramente esteja ao seu lado no campo.
Falta
Se cometer falta, o golfista perde tacadas ou é desclassificado. "O golfe é um jogo onde você é seu próprio juiz. Se infrinjo uma regra e venço, levo para casa uma taça que não é minha", explica Richard Conolly, árbitro e membro do Conselho do R&A.
Normas e obstáculos
Cada campo tem normas que levam em conta, por exemplo, o tipo de terreno e a existência de árvores. Dá para dizer que tudo aquilo que vem da natureza, como uma maçã caída ao lado da macieira, é considerado obstáculo. "Se a maçã foi encontrada no meio do campo, certamente foi deixada ali por alguém, e aí deve ser retirada", diz o professor João Batista Rodrigues, que dá aulas para crianças há seis anos.
Etiqueta
O bom jogador, quando dá uma tacada que levanta um pedaço da grama, por exemplo, arruma o terreno antes que o próximo golfista joque. "O golfe ajuda a ser mais honesto", define Daniela Murray, número um do ranking nacional na faixa que vai até 13 anos categoria D.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.