São Paulo, sábado, 6 de março de 2010

Internet

Me adiciona aí?

Blog, Twitter, MSN e Orkut ajudam professores e alunos a falarem a mesma língua na internet

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nos primeiros dias de aula, Roberta Macchia, 9, não foi muito com a cara de sua nova professora. Até descobrir o perfil dela no Orkut.
Ela achava que Veronice Leal, professora do colégio Santa Maria, fosse "brava e chata". Na internet, Roberta logo adicionou Verô (como é chamada pelos alunos), e as duas começaram a se aproximar.
"Conversando pela internet, fui vendo que a Verô é bem parecida com a gente. Hoje somos muito amigas."
Blogs, Twitter, Facebook, Orkut e MSN são cada vez mais usados por professores e alunos para se comunicarem fora do colégio, aproximando os dois lados.
"É uma maneira de as crianças entenderem o professor como um parceiro, que fala a mesma língua, e não como alguém distante", diz o professor de educação física Wallace Marante.
Thomas Eduardo Jerusalmy, 12, conversa sobre tudo com o professor. "É como se ele fosse um amigo para mim. E pela internet é melhor, porque temos mais tempo", completa.
Para Rahira Brambilla Salvador, 10, a privacidade da internet também conta pontos. "Se você fica tímido na aula para perguntar alguma coisa, na internet fica mais à vontade, se solta."

Do namoro ao futebol
O Orkut lembra você dos aniversários dos amigos. Já o MSN permite que ouça a voz do professor.
Com vantagens diferentes, cada criança prefere um programa. Para atingir a todas, o professor Carlos Eduardo Godoy (o Amparo), da Escola Móbile, não pensou duas vezes. "Criei meu perfil até no Flickr!"
Mas sobre o que será que eles tanto conversam? "Os garotos gostam de falar de música ou de futebol. As garotas falam mais de namorar ou de ficar", diz a professora de português Andrea Fusco, que usa MSN e Orkut para se comunicar com os alunos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.