São Paulo, sábado, 6 de setembro de 2008

Almanaque

brinquedos e brincadeiras

Em mais de quatro décadas de história, jogos ao ar livre, bonecas e cantigas de roda já garantiram a diversão dos leitores

Crustáceo proibido
Triops ("três olhos", em grego) era o nome de um crustáceo de verdade, que começou a ser vendido em 1998 no Brasil. A brincadeira era acompanhar o ciclo de vida do bichinho, mania entre crianças de vários países. Capa da Folhinha, o brinquedo foi criticado por ecologistas, que diziam que o animal poderia causar desequilíbrios na natureza. Resultado: sua venda foi proibida.
Como funcionava o brinquedo: as crianças compravam ovos de Triops num envelope. Os ovos eram colocados num aquário e, em um dia, eclodiam.

Barbie X Susi
Em 1999, a Folhinha fez uma enquete para saber qual das duas bonecas, Barbie ou Susi, morava de verdade no coração das crianças. Barbie levou a melhor: 186 votos contra 104.

Fábrica de bonecas
Em 2006, a Folhinha visitou, em Nova York (Estados Unidos), a antiga fábrica de Madame Alexander, criada em 1923. Lá há uma coleção de bonequinhas de luxo. Uma das mais famosas é Cissy, que tem 40 cm de altura, corpo de mulher e cara de menina. Cissy surgiu em 1955, quatro anos antes da Barbie. Foi a primeira boneca a piscar os olhos.

Jogo moderno
Em 1995, o Banco Imobiliário completou 60 anos e foi capa da Folhinha. O jogo foi criado por Charles Darrow em 1935 e, em 1944, chegou ao Brasil. Agora, há versão até com cartão de crédito.

Dicionário da pipa
Desbicar = fazer a pipa dar rasante e, depois, deixá-la subir
Tirar relo = competir com a pipa do adversário

Para dias de sol
Quer experimentar um pega-pega diferente? Então escolha um pegador, que tem que correr atrás dos outros companheiros e pisar na sombra deles -por isso essa é uma brincadeira para dias ensolarados. Quando conseguir "capturar" a sombra do colega, diga o nome do menino ou da menina, que passará a ser o novo pegador.

Chuchu rebola?
A cantiga de roda à direita foi ensinada por crianças da praia de Pipa, no Rio Grande do Norte (RN), à Folhinha, em 2002. É preciso cantá-la em roda: todas as crianças batem palma, e um dos participantes fica no meio.

"Plantei um pé de alface
A chuva quebrou o galho
Rebola chuchu, rebola
Rebola se não eu caio"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.