UOL
São Paulo, sábado, 7 de agosto de 2004

Novas caras e cores da beatlemania

Associated Press
Os Beatles tocam em Nova York em 1964


Conheça aqui a história de crianças que são especialistas em Beatles e que, influenciadas por pais e amigos, fazem a "febre" continuar

KATIA CALSAVARA
DA REDAÇÃO

Era uma vez (ou duas, três, tá bom, tantas vezes) uma banda formada por quatro rapazes nascidos em Liverpool, Inglaterra: John, Paul, George e Ringo.
Você provavelmente já ouviu falar deles. E seus pais, em algum canto da memória ou da casa, guardam os sucessos dos famosos Beatles.
Fato é que não só quem viveu nos anos 60 admira os reis do iê-iê-iê. Essa é uma "febre" transmitida de pai para filho desde aquela época.
É o caso de Seane Lennon, 8, que cresceu em meio aos discos do pai. "Eu me sinto feliz quando escuto "Yellow Submarine'", diz. "Comecei a gostar quando ouvi um disco da minha avó", falou Mário Albino, 11.
"Às vezes eu choro quando escuto "Help!'. Essa música marca a beatlemania. Mas comecei a paixão com "She Loves You'", diz Géssica Costa, 12, que montou um clube de meninas que se reúne toda semana para debater a obra, decorar letras e comemorar aniversários dos Beatles.
Neste ano, Géssica deixou de lado a idéia de ter uma festa de aniversário para ganhar o livro "Antologia", da editora Cosac & Naify, com depoimentos deles.
Gabriel Abrucio, 11, viu a maioria dos filmes e documentários sobre a banda e coleciona os CDs. "Pedi aos meus pais que mostrassem as músicas e contassem a história dos Beatles". Ele sofre na hora de escolher as músicas prediletas. "Gosto da letra de "Nowhere Man', que fala de um cara que vive em um mundo distante só dele."
O beatle predileto de Gabriel é John. Ele deu sorte. No dia em que a Folhinha foi conhecer os integrantes do grupo Beatles 4 Ever, que se apresenta no hotel Crowne Plaza, em São Paulo, ele fez cara de paz e amor para interpretar o ídolo. O mesmo ocorreu com os outros três meninos, Uirá (Paul) Ozzetti, 11, Vittor (Ringo) Souza, 11, e Victor (George) Alveti, 13, que vestiram as roupas e os "ares" de seus prediletos. "Adoro a música "Julia'", falou Uirá. "E eu, "Yellow Submarine'", Vittor, "E eu, "Help'", disse o outro Victor.
Nicolas Kross, 8, diz que o motivo para gostar de Beatles é que as músicas são animadas. "Para gostar de Beatles não tem idade", completa.
"Todas as minhas amigas curtem Beatles e foram influenciadas por mim. Eles fizeram músicas para todos os momentos", fala Mireille Sabbagh, 12. Ela diz amar a música "Strawberry Fields Forever". Por quê? "Ah, porque é bem psicodélica". Para quem não sabe o que isso significa, pense em algo que é diferente do tradicional, seja na atitude, na maquiagem ou na maneira de vestir.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.