São Paulo, sábado, 7 de novembro de 2009

Ciência

Se eu fosse um dinossauro...

... poderia ter vivido no Brasil e seria pequenino ou bem grandão

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Adoro dinossauros! Daí fiquei imaginando... E se eu fosse esse bicho pré-histórico? O que eu comeria? Como seria o mundo ao meu redor? Como seria o meu dia a dia? Fui investigar!
Quando pensamos em dinossauros, imaginamos criaturas enormes. Mas o tamanho e o peso desses bichos variavam muito. Um velociraptor, incrivelmente feroz, era do tamanho de um cachorro poodle.
Um tiranossauro podia ter a mesma altura de um ônibus de dois andares e pesar aproximadamente seis toneladas -o mesmo que um elefante. O imenso argentinossauro pesava o equivalente a 17 elefantes!
Os primeiros dinossauros surgiram na Terra há cerca de 250 milhões de anos. O mundo era bem diferente naquela época.
O cenário era bem seco e não havia plantas com flores. E havia um único supercontinente. Desde então, o mundo mudou muito.
Há cerca de 65 milhões de anos, algo aconteceu. Os dinos simplesmente sumiram da face da Terra! Já os primeiros seres humanos apareceram possivelmente há cerca de 250 mil anos.
Ou seja, mesmo se você tivesse nascido muito tempo atrás, as chances de você encontrar com um dinossauro seriam... nulas!

CARDÁPIO
Os carnívoros comiam insetos, tartarugas, crocodilos e outros dinos. Já para os saurópodes, os animais terrestres maiores e mais pesados que conhecemos, você estava longe de ser um delicioso petisco. Eles tinham uma fome incrível e estavam sempre beliscando aqui e acolá alguma planta, coma ajuda de seu pescoço extremamente comprido.

CÉREBRO
Se algum amigo disser que você é tão inteligente quanto um dinossauro, fique preocupado. Embora o tamanho variasse, os dinos tinham cérebros menores do que os de seres humanos. Imagina-se que não aprendiam coisas novas tão rápido quanto um cachorro, por exemplo.

BRASILEIROS
O Brasil também foi moradia de dinossauros. Há cientistas que caçam pistas dos dinos que viveram por aqui. Até o momento, são conhecidas cerca de 20 espécies que habitaram o Brasil.

PARENTES
Muitas características dos dinos continuam presentes até hoje em outros animais, como as aves. Se você é desses que adora dinos, mas acha uma galinha meio sem graça, pode querer rever seu ponto de vista!

OVO EM OVO
Alguns dinos poderiam ser considerados pais descuidados, porque deixavam seus filhos se virarem sozinhos quando saíam dos ovos. Outros faziam ninhos e cuidavam de seus bebês.


Colaboraram Diogenes de Almeida Campos, membro da Academia Brasileira de Ciências, e Ismar de Souza Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.