São Paulo, sábado, 9 de janeiro de 2010

Ciência

Cercadas de curiosidades

Depois de mergulhar num arquipélago imaginário, desvende fatos científicos sobre ilhas ao redor do mundo

Divulgação


Por Anna Carolina Cardoso e Luiza Bandeira

Abrolhos
O lugar tem esse nome porque, quando os primeiros navegadores portugueses passavam por ali, tinham que ficar atentos aos recifes, para que o barco não ficasse preso nos corais. E gritavam uns para os outros abrirem os olhos. O arquipélago de Abrolhos (BA) é o mais importante local de reprodução das baleias jubartes no Brasil. As ilhas dali são formadas por recifes, e Abrolhos é o primeiro parque marinho do país.

Formatos diferentes
Com a ajuda do Google Maps (programa que permite ver o planeta de cima), o mundo descobriu que a ilha de Galesnjak, na Croácia, tem o formato de um coração. E ganhou o apelido de ilha dos Namorados. Mas há ilhas com formatos diferentes construídas artificialmente, como a Palmeira Jumeirah, em Dubai.

Ilhas flutuantes de los Uros
Já imaginou morar em um barco onde cabem sua família, sua casa e até seus vizinhos? Assim vivem os moradores das ilhas flutuantes de los Uros, que ficam no lago Titicaca, no Peru. As ilhas flutuantes são feitas de totora, uma planta aquática que boia. Contam que, quando um morador briga com um vizinho, ele pode cortar a ilha ao meio e sair navegando com chão e tudo.

Tuvalu
Você consegue imaginar uma ilha afundando? Incrível, mas algo parecido com isso está acontecendo em Tuvalu, um conjunto de ilhas localizado na Oceania. Isso por causa do aquecimento global. Como o gelo está derretendo, as águas do oceano sobem e encobrem a ilha.

Ilha da Queimada Grande
Essa ilha fica a a 45 km da costa de São Paulo e abriga uma espécie de cobra que só existe ali, a jararaca-ilhoa, uma mais venenosas do mundo. A ilha é uma famosa região de mergulho, mas muitos evitam se aventurar por ali por medo da cobra.

Ilha de Páscoa
Essa misteriosa ilha fica no Chile. Os moradores que estão lá há muito tempo são bonecos gigantes de pedra: chegam a ter 22 metros de altura. Os pesquisadores não sabem explicar como e quando essas estátuas surgiram lá.

Ilhas de lixo
Essas ilhas não são nada legais. Elas são formadas por uma imensa quantidade de lixo plástico que flutua no Pacífico, entre a Califórnia e o Japão. Os cientistas explicam que o lixo é carregado por correntes marinhas e vai se concentrando na região. Animais que vivem por ali se alimentam do lixo e ficam doentes.

RAIO-X
>>Uma ilha é uma estrutura sólida cercada de água por todos os lados. Existem dois tipos de ilha natural.

>> As oceânicas são como montanhas que ficam no fundo do mar, apenas com o topo fora da água.

>> As continentais fazem parte do próprio continente, mas são separadas dele por água.

>> Também existem ilhas artificiais, que são feitas pelo homem. Um conjunto de ilhas forma um arquipélago. E o maior arquipélago do mundo é a Indonésia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.