São Paulo, sábado, 9 de setembro de 2006

Lendas

Fada dos dentes
Diz a lenda que, quando o dente-de-leite cai, você deve falar alto o seu nome e o seu endereço para que a fada dos dentes saiba para onde se dirigir durante a noite. Ao dormir, coloque o seu dente debaixo do travesseiro. Quando acordar, a fada terá levado o seu dentinho e deixado uma moeda ou um presente no lugar.

Mourão, mourão
Na Espanha, a fada vem em forma de ratinho -o "Ratoncito Perez"; na França, a fada é "La Petit Souris". Mas, se você não acredita em fadas, há uma outra solução para que seu novo dente cresça são e salvo: jogue o antigo pelo telhado e grite bem alto: "Mourão, mourão, toma seu dente podre e dá cá meu dente são". Ele nasce rapidinho.

Passarinho
Se você não quiser dizer nada, tudo bem. Jogue o dente no telhado e espere o pássaro. Ele levará o dente embora, mas só se estiver bem limpinho. Do contrário, ele deixa o dente lá mesmo e você fica sem seu presente.

Outros rituais
Você também pode se arriscar em rituais mais antigos. Na Cornualha (sudoeste da Inglaterra), o primeiro dente-de-leite que caía era queimado. Eles acreditavam que, assim, nenhum outro dente nasceria torto. Na ilha de Malta (sul da Espanha), o dente era enterrado num vaso de flor para que nascesse outro bem forte como a planta.

Fontes: "What Do the Fairies Do With All Those Teeth?"; "Throw Your Tooth on the Roof: Tooth Traditions from Around the World"; "Folklore and Legends of Cornwall" e "Studies in Maltese Folklore".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.