São Paulo, sábado, 9 de setembro de 2006

Livros

Monstro dos mares

"Moby Dick" é um clássico que faz pensar sobre a relação do homem com a natureza

EVELYN CARVALHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma perseguição implacável pelos mares é o grande tema de "Moby Dick". O caçador: capitão Acab, que teve uma das pernas devorada por um cachalote branco (cetáceo similar à baleia). O objetivo da busca: achar e matar o cachalote que feriu seu corpo e seu orgulho.
Uma edição bem ilustrada do clássico escrito pelo americano Herman Melville, em 1851, está nas lojas. A história foi recontada por Fernando Nuno e ilustrada por Nelson Cruz (editora DCL, R$ 29, 96 páginas.).
As imagens combinam com a agilidade da luta entre os personagens. "Tenho esse estilo de desenhar, que é inspirado no desenho dos cartunistas. Estudei a união do traço de nanquim com a pintura, para dar ritmo e linguagem literária aos personagens. Também me inspiro em fotografias para desenhar", conta Nelson Cruz.
No final, o livro traz uma boa apresentação da época em que a obra foi escrita - naquele tempo, por exemplo, não existia a consciência ecológica de hoje.
Mais fôlego Para aqueles que encaram um texto mais longo, a dica fica para a versão da Ediouro (R$ 29,90; 192 páginas), traduzida e adaptada por Carlos Heitor Cony. Ela não tem imagens, mas a beleza com a qual os personagens são descritos também vai mexer com sua imaginação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.