São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009

Brinquedos

Não deixe cair

O objetivo desse jogo feito com garrafas PET é não derrubar as tampinhas

Material
2 garrafas pet de 2 litros
palitos (varetas) de churrasco, do tipo usado para fazer espetos (você pode pintá-los antes, para deixá-los coloridos)
tampas de garrafa e outros frascos de tamanhos variados
fita crepe ou adesiva
pincel e tintas (para pintar os palitos)
lápis ou caneta
tesoura sem ponta

Passo a passo
1. Marque uma linha em torno de cada garrafa, mais ou menos no meio dela.
2. Corte as garrafas ao meio, seguindo a linha que você marcou.
3. Encaixe as duas metades de baixo uma na outra. Cuidado com a borda recém-cortada, pois pode haver rebarbas do plástico.
4. Faça um furo nesse recipiente e passe um palito de churrasco por ele, até a ponta chegar do outro lado. Marque onde a ponta do palito toca a garrafa e faça outro furo. Faça vários furos assim.
5. Separe as duas metades das garrafas e coloque as tampinhas.
6. Encaixe as duas metades de novo e, dessa vez, passe fita adesiva ou crepe para que elas não se soltem. Passe os palitos de churrasco pelos furos.
7. Vire o recipiente. As tampinhas caem e ficam presas entre os palitos.

Como brincar: Cada criança tem de tirar um palito por vez. Ganha quem deixar cair menos tampinhas. O objetivo desse jogo é desenvolver a atenção, a motricidade, a percepção visual e o trabalho em grupo.
Fonte: Walkiria Barone, artista plástica e professora do Colégio Ítaca.

Cabuletê (brinquedo sonoro)
Na orquestra da imaginação, latas servem de tambor, tampas viram bateria, colheres são baquetas.

Material:
1 rolo de fita adesiva larga
fita adesiva colorida
fita adesiva transparente (rolo largo)
arame
2 pedaços de barbante
2 tampinhas de detergente (parte branca)

Passo a passo
1. Decore o rolo de fita adesiva grande com fita adesiva colorida.
2. Passe o barbante pela tampinha de detergente. Dica: para ficar mais fácil, faça uma ponteira, ou seja, passe fita adesiva pela ponta do barbante. Assim ele fica durinho e passa facilmente pelo buraco da tampinha. Dê dois nós no barbante que passou pela tampinha e amarre o barbante no arame.
3. Repita o procedimento com o outro pedaço de barbante e a segunda tampinha do detergente. Corte as sobras.
4. Passe o arame em volta do rolo de fita adesiva decorado e enrole-o para formar o cabo do cabuletê. Dobre a pontinha.
5. Para fazer o cabo, enrole uma página de revista, formando um canudo, dobre-o ao meio e envolva-o no arame.
6. Passe fita adesiva em volta da revista, ao longo de todo o cabo. Assim ele fica bem firme.
7. Cole duas camadas de fita adesiva transparente largo em cada lado do rolo, formando o tambor.

Como brincar: Para tocar, basta girar a base e fazer as tampinhas de detergente baterem no tambor, cada hora de um lado.
Fonte: Priscila de Carvalho Okino, do grupo Muriquinhos.

Monte a cara
Esse personagem muda de feição cada vez que você gira a caixa de leite

Material
papelão
3 caixas de leite do tipo longa vida
tesoura
lápis
pincel
palito de fósforo grande
papeis coloridos
tinta guache
barbante
cola

Passo a passo
1. Pinte as caixas de leite com tinta guache branca.
2. No pedaço de papelão, risque dois contornos ovais. Eles podem ser medidos pelo tamanho da sua mão aberta. Recorte os dois "ovos" e pinte cada um de uma cor.
3. Recorte as folhas coloridas no formato de olhos, boca, nariz, cabelo e sobrancelha. Cole as partes nos dois pedaços de papelão, formando dois rostos diferentes.
4. Com um lápis, faça furos nos centros das três caixas. Amarre uma extremidade do barbante em um palito de fósforo. Passe o palito com o fio pelos furos das caixas, de modo a deixá-las empilhadas, mas unidas pelo barbante. Amarre um palito à outra extremidade do barbante.
5. Recorte os rostos em três partes. Cada parte deve ter a altura da lateral da caixa de leite. Cole as partes nas caixas.

Como brincar: É só rodar as caixas e fazer diferentes combinações de fisionomias. (11ifcarai; legenda: Raphaela, 10, (à esq.) e Mariah Carramilo, 8)

Fonte: Alexandre D'Angeli, da Companhia Ânima Dois.

Fantasia de robô
Com uma caixa de papelão e alguns objetos você se torna um ser eletrônico

Material
uma caixa de papelão grande, mais ou menos do tamanho da criança
tampas de tamanhos e cores variados (de garrafas pet, amaciante de roupa etc.), caixas vazias de ovos (de galinha, de codorna), caixa de pasta de dente, CD velho, espiral de caderno e outras coisas coloridas e limpas
cola
tesoura sem ponta
lápis ou caneta

Passo a passo
1. Com lápis ou caneta, desenhe um retângulo no fundo da caixa. Ele vai ser o visor da roupa de robô, por onde você vai enxergar.
2. Desenhe um retângulo ou um quadrado também nas laterais. É por onde vão passar os braços.
3. Corte onde você marcou (com uma tesoura sem ponta).
4. Corte o lado da caixa que vai ser a parte de baixo da fantasia (onde ficam os quadris ou as pernas). Corte também as abas que servem para fechar a caixa.
5. Cole as tampinhas coloridas, as caixas de ovo, o CD velho e o que mais você quiser na caixa; serão os botões e as luzes do robô. Use a criatividade! A espiral de caderno, por exemplo, pode ir no alto e virar uma antena.

Como brincar: É só "vestir" a caixa e pronto, você é um robô! Dica: para incrementar o visual, antes de colar os botões e luzes, você pode cobrir a caixa com um papel brilhante.

Memória
Vamos reaproveitar velhas caixinhas de fósforo num jogo divertido e simples de brincar.

Material
caixinhas de fósforo vazias (em número par)
pincel grosso para a base
pincel fino para decorar
tinta guache (as crianças mais velhas podem usar tinta látex, que seca mais rápido e não precisa de uma segunda mão de tinta)

Passo a passo
1. Pinte com o pincel grosso as caixinhas de fósforo por completo, de uma cor só. Deixar secar.
2. Desenhe com o pincel fino os temas do jogo da memória. Pode ser o que você quiser Äcoração, sol, flor. O importante é fazer dois de cada e que sejam bem parecidos.
3. Deixe secar.

Como brincar: Vire o lado dos desenhos para baixo. Em cada vez, uma criança desvira duas caixinhas. Se elas têm o mesmo desenho, ou seja, formam um par, deve-se retirar o par do jogo. Quem tira duas figuras diferentes desvira as caixinhas e passa a vez ao próximo. O importante é ir memorizando onde estão localizadas as figuras e encontrar os seus pares. Quem forma mais pares vence a disputa.

Fonte: Espaço Passatempo.


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