São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2003

Já que você conhece as histórias das florestas, descubra quais são as florestas que habitam as histórias

Sombrias e misteriosas

GABRIELA ROMEU
DA REDAÇÃO

Era uma vez... uma floresta! É lá onde Chapeuzinho Vermelho encontra o Lobo Mau. Por ali passa a estrada de pedrinhas amarelas de Dorothy, em Oz. Nela, a deusa Diana (ou Ártemis) manda e desmanda.
Nos contos de fada recolhidos pelos irmãos Grimm está a Floresta Negra. João e Maria ficaram perdidos ali. Rapunzel ficou presa na floresta-labirinto -a sorte da menina é que príncipes sempre percorrem trilhas verdes.
A Floresta Negra fica no sul da Alemanha e tem esse nome por causa da madeira e das folhas escuras das árvores -principalmente carvalhos, abetos e faias. Durante o inverno, ela fica coberta de neve.
Avisam as histórias dos dois irmãos alemães: as florestas são cheias de perigo. "Não vá pelo caminho da floresta", pediu a mãe de Chapeuzinho Vermelho. Misteriosas e sombrias, as florestas representam o medo do desconhecido.
O zoólogo, ambientalista e escritor Angelo Machado, 69, fez uma pesquisa com crianças para saber que lugar é a floresta. "É onde vive o Lobo Mau, respondiam os meninos." "Por causa das histórias, a floresta das crianças é uma só: a floresta temperada. Não é para acabar com essas histórias, mas as crianças devem conhecer outros biomas", diz.
Machado escreveu "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará" (ed. Melhoramentos), que é ambientado numa floresta brasileira. Na história, o lobo-guará come a melancia -e não a vovozinha.

Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.