São Paulo, sábado, 11 de outubro de 2008

Dia das Bruxas

Galeria de feitiços

Transformando homens em porcos ou ajudando heróis da mitologia, bruxas e feiticeiras fazem parte de histórias de diversos povos

HELOISA PRIETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Bruxa tem nariz pontudo com verruga vermelha na ponta? Ou será que ela é linda e fica se admirando o dia inteiro no espelho?
Histórias como a da Branca de Neve mostram mulheres más, com poderes mágicos, habilidosas na arte da transformação. Mas, em outras histórias, as mulheres com poderes extraordinários são chamadas de feiticeiras e praticam o bem.
Qual seria a diferença entre bruxa e feiticeira?
A bruxa seria uma praticante de magia maligna. É um personagem dotado de poderes mágicos. E ela usa esses poderes para obter vantagens pessoais e vinganças, para si ou outros, se for bem paga para isso.
A feiticeira seria uma conhecedora das ervas mágicas, detentora de poderes de cura. Ela usaria seus poderes só para ajudar as outras pessoas, jamais em proveito próprio.
A bruxa seria detestada e temida em sua comunidade, ao passo que a feiticeira seria amada e valorizada.
Conheça, nestas páginas, bruxas e feiticeiras que ainda fazem sucesso nas histórias que são contadas por aí.


Heloisa Prieto é escritora, autora de livros como "Magos, Fadas e Bruxas" (Companhia das Letras), "A Guerra dos Gatos Contra a Bruxa Má" (Ática) e "A Tábua de Esmeraldas" (Moderna).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.