São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 2009

Interação

Princesa verde

Conto de fadas às avessas faz beijo transformar princesa negra em sapa

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DA FOLHINHA

Setenta e dois anos depois de Branca de Neve fazer história nas telas de cinema, a Disney apresenta Tiana, sua primeira princesa negra.
Mas o mais curioso é que, em "A Princesa e o Sapo", a princesa Tiana passa mais da metade do filme... verde!
É que, num baile a fantasia, ao beijar um príncipe enfeitiçado na tentativa de quebrar a mandinga, ela também vira uma sapa.
E é bem longe dos castelos, mais precisamente nos brejos da Louisiana, que esse conto de fadas às avessas tem as cenas mais hilárias.
Na companhia de Louis, um crocodilo cantor de jazz, e Ray, um vagalume desdentado, a dupla se embrenha no pântano atrás da feiticeira que pode salvá-los.
Diferentemente de Ariel, Aurora, Bela e Cinderela, Tiana não sonha com um príncipe encantado, mas sim em abrir seu negócio em Nova Orleans (EUA).
Determinada, ela trabalha dia e noite como garçonete para juntar dinheiro e abrir seu restaurante.
Enquanto isso, o príncipe Naveen, deserdado pelo rei e pela rainha por não querer assumir responsabilidades, desembarca na cidade de Tiana atrás de um "bom partido". Apesar do esperado final feliz, o filme traz uma mensagem bem realista: sonhos só se realizam com muito, muito trabalho.

"Foi divertido, ri à beça."
PAULO MÔNACO, 9

"É romântico e engraçado."
ANA PAULA MONTEIRO NEVES, 8

"Queria um conto de fadas!"
POLIANA MAGALHÃES, 6

LÁPIS E PAPEL
"A Princesa e o Sapo" marca o retorno da Disney à tradicional técnica do lápis e do papel. O filme é desenhado quadro a quadro, sem animação gráfica.

DUBLAGEM
No Brasil, a voz da princesa Tiana é da atriz e cantora Kacau Gomes. O príncipe Naveen é dublado por Rodrigo Lombardi (o Raj, de "Caminho das Índias").

Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.