São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2007

Internet

Tem espião em casa

Ilustração de Bruno Miranda sobre foto de Patrícia Stavis/Folha Imagem
João Pedro Borges, 10, que tem computador bloqueado para conteúdo adulto

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tem criança que fica horas em frente ao computador sem os pais nem notarem. Outras têm horário certo para entrar e para sair. Mas tem uma coisa que é quase certa: o pai ou a mãe do lado, espionando tudo!
Mas calma aí. Na maioria das vezes, os pais não fazem isso por pura curiosidade, não. Eles querem mesmo é saber o que você anda aprontando na rede.
Pedro Simões, 10, reclama que a mãe vê o histórico das suas páginas todos os dias. "Ela fica vendo meu Orkut, meu MSN e perguntando sobre todo mundo. Até as fotos dos meus amigos ela gosta de ver na rede."
E tem até quem já criou estratégias para afastar os olhares curiosos da mãe, que está sempre por perto -ou melhor, do lado mesmo!- quando a menina está em frente à máquina.
É o caso de Julia de Melo, 11: "Coloco uma música para tocar bem alto. Aí ela sai do quarto e fecha a porta!" Mas a mãe da garota já conhece esse truque. Por isso nunca deixa a filha ficar muito tempo sozinha na sala do computador.
Alguns garotos já até se acostumaram. "Minha mãe confia em mim, mas a internet é bloqueada para conteúdos adultos", conta Alessandro Gromik, 12. Durante a semana, ele tem horário certo para se divertir on-line -apenas uma horinha.
João Pedro Borges, 10, que também tem seu computador bloqueado para conteúdos adultos (sites que trazem mulher pelada, por exemplo), é outro que entende a situação. "Não acho isso ruim. Sinto que minha mãe está cuidando de mim", explica.

Pais vigilantes
A psicóloga Andrea Nolf, especialista em psicologia da informática, concorda com os pais vigilantes. "É legal os pais estarem sempre perto. Assim, o filho fica mais seguro para saber se está fazendo as coisas certas no computador", explica.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.