UOL
São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2004

INTERNET

Cuidado para não se perder no mundo de informações da rede

Navegar sem afundar

VANESSA DE SÁ
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Seus bisavós só tinham o rádio e os jornais. Seus pais puderam contar com a televisão e os computadores. Você -um privilegiado- tem praticamente o mundo inteiro ao seu alcance. Basta ligar o computador, discar para um provedor ou aproveitar uma conexão de banda larga e mergulhar de cabeça no mundo da internet.
Tem razão quem diz que ela provocou uma verdadeira revolução. Hoje não só as notícias chegam poucos minutos depois de terem acontecido, como boa parte do mundo fica sabendo na mesma hora (se estiver com o computador conectado, claro).
A comunicação via e-mail ficou barata e rápida. E as informações sobre praticamente qualquer assunto são encontradas de modo muito mais fácil.
Mas será que por isso fazer pesquisa virou uma verdadeira moleza?
Mais ou menos. Existe tanta informação na rede, e com tantas maneiras de encontrá-las que, às vezes, essa facilidade pode trazer problemas. Como a gente vai saber, por exemplo, se a informação encontrada está mesmo certa? Ou atualizada? Como fazer um trabalho para o colégio sem desanimar quando aparecerem mais de um milhão de links para o assunto buscado?
A Folhinha reuniu algumas dicas para ajudá-lo a navegar na internet, só que sem o risco de afundar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.