UOL
São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

ARTE

Vida da pintora Frida Kahlo ganha novas cores em livro

México colorido

ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

A vida da pintora mexicana Frida Kahlo já deu um filme, lançado em 2002. Agora, um livro para crianças, "Frida", de Johan Winter, narra momentos da vida da artista, guiado por cores e personagens da cultura mexicana, como caveirinhas, diabinhos e jaguares, além de figuras criadas pela própria Frida, em belas ilustrações de Ana Juan.
Frida, nascida em 1907, teve poliomielite aos seis anos, o que a deixou com uma das pernas atrofiada para sempre. A menina ajudava o pai nos retoques de fotografias e foi aos poucos encontrando na pintura um meio de aliviar a solidão e de expressar seus sentimentos.
Um dia, um acidente com o ônibus escolar a levou novamente para uma cama de hospital. A pintura foi um de seus grandes apoios, no meio de tantas coisas ruins. O autor ressalta que "a pintura é como sua amiga imaginária. Frida sempre pode contar com ela para fazer-lhe companhia". E foi assim até o fim de sua vida, em 1954.

FRIDA. De: Johan Winter. Ilustrações: Ana Juan. Tradução: André Jenkino do Carmo. Editora: Cosac & Naify. Quanto: R$ 29 (32 págs.).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.