São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Internet

Iglu verde e amarelo

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de dezenas de mensagens e até de um protesto virtual, o Club Penguin, jogo on-line para crianças, ganhou uma versão em português -a primeira em outra língua.
"Ouvimos mesmo os pedidos dos internautas brasileiros. Agora queremos incluir coisas da cultura brasileira por lá. Quem sabe fazer uma festa no Carnaval?", diz Lane Merrifield, 29, um dos fundadores.
Ele confirmou o que muita gente já dizia sobre algumas sombras que viam: haverá pingüins ninjas!
Mas, apesar dos boatos, ainda não há nenhum plano de que ele vire um desenho animado. Confira à esquerda as respostas dele às perguntas dos repórteres mirins do Colégio Módulo.


O jogo Club Penguin (www.clubpenguin.com/pt) é gratuito, mas é preciso pagar uma assinatura de R$ 8,95 ao mês para acessar algumas áreas do site.

Bate-Papo

Como surgiu a idéia do jogo?
GUILHERME CARRASCO, 10
Criamos o jogo a princípio para os nossos próprios filhos. Quando meu filho tinha quatro anos e estava começando a mexer no computador, havia mais sites para jogar sozinho ou então de atividades. E as crianças mais velhas mexiam mais em sites de relacionamento, porque queriam mais esse tipo de interação. Aí resolvemos unir as duas coisas com a vantagem de ser também um ambiente mais seguro para as crianças.

Por que o criador do jogo escolheu um pingüim?
GUILHERME CARRASCO, 10
É um animal engraçado e neutro, não é "de menino" ou "de menina". E eles têm de trabalhar juntos mara conseguir as coisas, como um grupo. Mas, bem no comecinho, Lance [Priebe, um dos co-fundadores] escolheu o pingüim porque havia um no seu desenho favorito. A gente achava que mais para frente iríamos mudar de animal, porque eles não eram tão populares na época.

O criador esperava todo esse sucesso?
RODOLFO L. CAMPOS, 11
Claro que a gente nunca pensou que seria assim, mas acho que parte do sucesso é que nós ouvimos as crianças, lemos os e-mails, os blogs, as sugestões e tentamos sempre fazer o que elas estão pedindo. Até a versão brasileira veio por causa disso, sabíamos que era o que eles queriam, então isso foi uma conquista delas também.

No Brasil, as crianças cadastradas poderão jogar com as crianças de outros países?
MARCUS VINÍCIUS NICOLINI, 11
Sim! O jogo será todo em português para as crianças brasileiras, mas você poderá continuar conversando com seus amigos de outros países. As conversas programadas, por exemplo, serão traduzidas em tempo real. Assim, você vai falar em português com alguém do Canadá, por exemplo, e a pessoa vai ler o que você selecionou em inglês. Queremos que as crianças interajam com outras línguas e até que aprendam umas com as outras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.