São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Como surgiu

Antes de serem forçados a deixar o continente africano, alguns negros eram até príncipes e reis. Eles foram escravizados e não tiveram nenhum tipo de direito, até que alguns grupos começaram a se organizar para lutar por uma vida melhor. Começaram a surgir, então, os quilombos.

Os negros viveram aqui por mais de 300 anos como escravos. O fim da escravidão ocorreu, oficialmente, com a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro 2º)

Os quilombos ficavam em lugares escondidos, no meio das matas. Lá, os negros plantavam e produziam seu próprio alimento. O mais conhecido foi o Quilombo dos Palmares, que ficava no interior do estado de Alagoas e que chegou a ter 50 mil habitantes.

O Quilombo dos Palmares foi liderado por Zumbi, que ajudou a preservar a cultura da África e a criar a cultura afrobrasileira, que é uma das principais bases da nossa vida. Zumbi dos Palmares, como ficou conhecido, foi morto em 20 de novembro de 1695. Para amedrontar os outros escravos, o corpo do líder foi colocado em praça pública. Mas o exemplo de Zumbi despertou em muitos negros a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e pela liberdade. É por isso que, na próxima quinta-feira, é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.