São Paulo, sábado, 17 de abril de 2010

Ambiente

Terra ferida

Em 22 de abril é comemorado o Dia do Planeta, que está cada vez mais machucado por causa das ações do homem

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

O mundo existe há mais de 4 bilhões de anos e sempre sofreu muitas mudanças. Espécies surgiram e se extinguiram. O globo já foi uma grande bola de gelo, depois um forno. Quando os dinos caminhavam sobre a Terra, por exemplo, era muito mais quente: tinha até florestas na Antártida!
Você deve estar pensando: "Puxa, se tudo muda e se vai continuar mudando, por que me preocupar agora?".
Por uma razão simples: desde que o homem construiu a civilização industrial, principalmente nos últimos 200 anos, as mudanças feitas por ele no planeta têm sido tão rápidas que agora elas ameaçam não só a humanidade mas também muitas espécies que dividem a Terra com a gente.
As principais feridas causadas na Terra são três. Elas têm a ver com as coisas que a gente faz para comer, vestir e ir de um lugar ao outro.

Salvar os humanos
A primeira é a mudança no clima. Para tudo nós precisamos de energia, e a principal forma de energia são os combustíveis que tiramos do subsolo, como o petróleo. Queimar petróleo produz gás carbônico, que esquenta o planeta. Nunca a Terra esteve tão quente.
A outra ferida planetária são as extinções. Elas são causadas principalmente pelo desmatamento de florestas como a Amazônia e pela poluição dos oceanos.
Aqui temos uma boa notícia: na última década, o desmatamento diminuiu um pouco no mundo, no Brasil inclusive. Mas ainda perdemos todo ano, só na Amazônia, o equivalente a quatro cidades de São Paulo. A floresta é queimada para virar capim -para alimentar o gado que nos fornece carne.
A terceira ferida é a poluição por nitrogênio. É difícil dar jeito nessa, pois ele é usado para fazer os fertilizantes da agricultura. Hoje, somos 6,6 bilhões de pessoas e, quando seus filhos forem grandes, seremos 9 bilhões! O nitrogênio polui as águas e vai para o ar, aumentando o efeito estufa.
A principal espécie ameaçada por causa de todos esses danos é a mesma que está causando os problemas -nós. Portanto, é preciso cuidar do ambiente não só para salvar o planeta, mas para salvar os humanos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.