São Paulo, sábado, 18 de julho de 2009

Capa/Ciência

Com o pé na Lua

Há 40 anos, o homem pisou pela primeira vez no satélite natural da Terra

Gabriel Castro


PAULA THOMAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há 40 anos, no dia 20 de julho de 1969, astronautas norte-americanos foram os primeiros homens a pisar na Lua. Naquele dia, uma história de ficção científica aconteceu de verdade. Neil A. Armstrong, um dos astronautas, resumiu o fato na célebre frase: "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade". Ele viajou na sonda espacial Apollo 11, que levou também Edwin E. Aldrin (conhecido como "Buzz") e Michael Collins.
O feito foi o destaque da chamada corrida espacial, disputada pelos Estados Unidos e pela então União Soviética (atual Rússia). Doze anos antes da chegada do homem à Lua, os dois países travaram uma disputa para conquistar o espaço. A largada foi dada com o lançamento do satélite soviético Sputnik, em outubro de 1957. Um mês depois, decolou o Sputnik 2.
Em seguida, os norte americanos lançaram o satélite Explorer 1. Em 1969, eles chegaram à Lua.

Inspiração
A atração do homem pela Lua começou bem antes de a Nasa (agência espacial dos EUA) planejar conquistá-la. Povos como os gregos antigos e os chineses falavam da Lua em sua mitologia. O satélite também foi inspiração para o escritor Júlio Verne, no livro "Da Terra à Lua", de 1865. Em 1902, Georges Miélès, um dos pioneiros do cinema, filmou "A Viagem à Lua". E a Lua e os seus mistérios inspiraram muito mais. Confira, fatos e mitos do satélite.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.