São Paulo, sábado, 19 de maio de 2007

Música

Soltando a voz

Quem sente um friozinho na barruga só de pensar em cantar em público treina antes no banheiro

Leonardo Wen/Folha Imagem
Gustavo Barreiros, 11, canta na banda que tem com os amigos Bruna de Freitas (vocal), 12, Yasmine Borba (bateria), 12, e Victor de Freitas (violão), 10


CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Frasco de xampu, pente, chuveirinho ou escova de dentes. Vale qualquer coisa para usar como microfone na hora de dar aquele show dentro do banheiro.
Daniella Cabaritti, 12, já é quase profissional: leva até um rádio para o banho. "Imagino várias "pessoazinhas' me assistindo", conta.
Essa é uma ótima opção para quem sente um friozinho na barriga só de pensar em cantar em público. "Lá não tem ninguém vendo!", explica Bruno Lovato Odainai, 8, que faz aula de música desde os dois anos.
Luísa Issa, 6, conta que "fica louca" diante da platéia. "Fico com tanta vergonha que, às vezes, até canto de olhos fechados", diz.
Beatriz Leite, 11, até se diverte soltando a voz no banho, mas não é por vergonha, não. "Às vezes, eu me distraio e começo a cantar baixinho e só percebo no meio da música!" Mas ela gosta do que ouve: "Minha voz é bonita e afinada".
Já Gustavo Barreiros, 11, não botava fé no gogó. "Eu cantava mal, a voz não saía direito. Mas, depois, ela engrossou e melhorou", diz o garoto, que tem uma banda.
Nela, está Bruna de Freitas, 12. "Antes eu cantava baixo, "para dentro'. Hoje já solto a voz", afirma.

Alegria
Pedro Paulo Sales, 48, coordenador do laboratório de educação musical da Escola da Música da USP, explica que cantar é uma forma de expressar alegria.
Mas por que é tão legal cantar no chuveiro? "Os ladrilhos do banheiro afetam o som, transformando o local numa câmara de ecos. Assim, a voz parece mais bonita e mais harmônica."

Desafinando
Nada de susto se a sua voz começar a desafinar de repente. É que, durante a puberdade (normalmente dos 12 aos 15 anos), acontece uma mudança vocal, principalmente nos meninos. Até essa fase, não há muita diferença entre a voz do menino e a da menina, mas, a partir daí, a voz dos garotos pode começar a ficar estranha. Isso ocorre por causa do crescimento da laringe e do alongamento das pregas vocais, que acompanham o desenvolvimento do corpo. Aos poucos, isso deixa a voz mais grave, no caso dos meninos, ou mais aguda, no caso das meninas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.