UOL
São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

Novidades no reino

DA REPORTAGEM LOCAL

Fadas, príncipes encantados, dragões, gigantes, belas princesas. A gente bem sabe como é que costumam terminar as histórias que têm essa mistura, não é? "E viveram felizes para sempre..." Só que "sempre" é tempo demais. É mais do que juntar todos os anos de escola. Mais do que esperar pra virar adulto e ainda mais do que ter filhos ou netos.
A verdade é que o "sempre" nunca acaba. Complicado? Pois é assim que começa "História Meio ao Contrário", de Ana Maria Machado (Ática, 48 págs., R$ 21,90). A escritora inventou um jeito novo de narrar esse conto de fadas moderno.
Diferentes também são as histórias de "Sir Gauchelot, o Pior Cavaleiro do Mundo" (Companhia das Letrinhas, 112 págs., R$ 26). Se você já ouviu falar sobre os cavaleiros da Távola Redonda, vai esperar que essa história tenha mais um herói corajoso. Mas, mesmo fazendo parte do famoso exército do rei Artur, Gauchelot não poderia estar mais longe dessa descrição.
"Comparado com os outros cavaleiros, ele não era nem tão forte, nem tão rápido, nem tão malandro, nem tão esperto, nem... nada", escreve o autor Martyn Beardsley, em "Sir Gauchelot e a Espada do Rei". Mesmo atrapalhado, esse cavaleiro resgata a rainha, reencontra a espada Excalibur e garante boas risadas. (CC)

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.