São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Álbum de brincadeiras

Calungas
Abrem os desfiles de Carnaval de Pernambuco. São levados cada um por uma mulher. Todos os participantes da folia dançam ao som de um batuque e vestem fantasias de príncipes ou baianas.

Grupo de afoxé
Típico do Carnaval baiano. Sua origem é da época da escravidão, quando os negros se reuniam para cantar e dançar as músicas de sua terra, vestindo trajes de nobres africanos.

Baco
Considerado o protetor da festas que deram origem ao Carnaval, nome que vem do latim "carnem levãre" e significa "adeus à carne", porque ocorre antes da Quaresma, período de 40 dias em que os cristãos não comem carne.

Entrudo
Brincadeira que deu origem ao Carnaval brasileiro, onde as pessoas atiravam cal, tinta ou vinagre uma nas outras. Com o tempo, as pessoas trocaram as coisas sujas por água perfumada, confete e serpentina.

Mardi Gras
Ocorre em Nova Orleans (EUA) só na terça-feira de Carnaval. No começo era como uma feira anual, com barracas, carrossel e atrações estranhas, como mulher barbada e homens-bichos.

Carnevale
Em Veneza, na Itália, por volta do século 13, se alguém fosse pego fantasiado fora da época de Carnaval era punido com prisão e chicotadas. É que as pessoas andavam mascaradas para fazer o que quiserem ser ser reconhecidas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.