São Paulo, sábado, 21 de março de 2009

Musical

A cartilha do dó-ré-mi

É ensinando música que a freirinha Maria muda a vida das crianças no espetáculo "A Noviça Rebelde"

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se as sete crianças de "A Noviça Rebelde" já fazem uma cantoria e tanto no palco, imagine então as 19 que compõem o elenco, que se reveza nas apresentações.
Foi num clima de correria e animação que a Folhinha acompanhou os bastidores da pré-estreia do musical. O espetáculo está em cartaz no teatro Alfa -leia ao lado.
A poucas horas do show, Larissa Manoela, 8, brincava com jogos de tabuleiro com Júlia Gomes, 7. "Eu já sei que vão gostar porque sempre aplaudem quando eu canto por aí", conta.
Enquanto isso, os mais velhos jogavam xadrez, já que não dava para brincar de pega-pega para não atrapalhar os ensaios. Tudo para não sujar o figurino nem desmanchar o cabelo.
Para encarnar os filhos de um pai mandão, as crianças usam tranchinhas, lacinhos e roupas de marinheiro.
"Mas esse cabelo é meio deprimente", diz Thais Blandy, 11. "É que na época o estilo era comum", conta Renan Cerisse, 11. "Para a peça tudo bem, mas não dá para ir à escola assim, né?", diz Maryana Monóboli, 12.
De tanto ensaiar, alguns aprendem as músicas e os trejeitos de outros personagens. José Vinicius Toro, 13, imita até a madre superiora da peça. "Vai que precisam de um substituto!"

Para conhecer os von Trapp
O espetáculo, um tanto longo (são quase três horas de duração), está em cartaz em São Paulo no Teatro Alfa (tel. 0/xx/11/5693-4000), às quintas, às 21h, às sextas, às 21h30, aos sábados, às 17h e às 21h, e aos domingos, às 16h. Preço: de R$ 40 a R$ 180. É indicado para maiores de cinco anos.

A cantoria da Maria
A primeira montagem de "A Noviça Rebelde" para a Broadway, nos Estados Unidos, aconteceu em 1959 e era baseada numa história real. Ah, o que é noviça? É quem está se preparando para virar freira.

Na história, Maria deixa o sonho de ser freira por um tempo para ser babá dos sete filhos do capitão von Trapp. Com sua cantoria, ela amolece o coração e as regras da casa. Não fica lá muito claro para as crianças, mas um ponto importante é que a história se passa na Áustria, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.