São Paulo, sábado, 22 de maio de 2010

Capa

Sinal vermelho

Antes que a menstruação chegue, tire suas dúvidas sobre essa fase de mudança que toda menina tem que encarar

MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todos os dias quando acorda, Maria Eduarda Baltazar, 11, fica aflita para saber se aconteceu algo diferente. "Olho para ver se não saiu nada e fico tranquila", conta a garota, referindo-se à primeira menstruação.
A ansiedade não é só dela. Ana Lorenzetti Fortes, 10, tem medo de que a menstruação (também chamada de menarca) venha sem mais nem menos, no meio da aula de natação. ""Imagina? Espero que demore."
Ou, então, que aconteça no meio de uma prova e não dê tempo de ir ao banheiro colocar o absorvente, conta Maria Antônia Kormann, 10. "Também não quero que minha mãe ligue para todo mundo contando a novidade, como ela fez com a minha irmã", reclama.
Já Renata Araújo, 10, quer saber se vai parar de crescer após ficar "mocinha". "Não sou alta. Quero que venha depois do ano que vem."
Ao ver como a sua mãe se contorce de dor quando está "naqueles dias", Amanda Garcia, 10, teme herdar as suas cólicas. Já Letícia Carlin Cordaro, 9, fica nervosa só de pensar em sangue.
Algumas amigas de Heloísa Reis Miranda, 11, comentaram com ela que a sensação de estar menstruada é muito ruim. "Elas dizem que é horrível, por isso fico com medo e não quero que venha logo", diz. "E não quero ser a primeira da turma a menstruar", completa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.