São Paulo, sábado, 22 de maio de 2010

DÚVIDAS

Qual é a idade em que a menina menstrua?
A média é de 11,5 anos, mas é possível menstruar antes ou depois. Vários fatores influenciam na data exata. Por exemplo, quem mora na praia pode menstruar mais cedo do que quem mora nas montanhas e quem mora na cidade pode menstruar mais cedo do que quem mora no campo.

Quando saberei que vou menstruar?
O seu corpo vai dizer quando estiver preparado. Geralmente, a menina já tem um pouco de seios e pelos na púbis e nas axilas. Você também vai começar a ter um cheiro específico quando suar.

As pessoas vão saber que eu menstruei?
Depende de você. Algumas meninas até comemoram a chegada da menarca e compartilham esse momento com todas as amigas. Outras não querem falar desse assunto de jeito nenhum. O mais importante é respeitar a si mesma.

Vou parar de crescer?
Não. Provavelmente, você crescerá mais, mas num ritmo menos acelerado. As meninas crescem geralmente até os 18 anos.

Vai manchar a calça?
Não. A primeira menstruação não vem em grande quantidade, apenas o suficiente para sujar um pouco a calcinha. Se você já está na expectativa, guarde um absorvente na mochila. Se perceber que "desceu", não fique aflita porque dará tempo de ir ao banheiro e colocar o absorvente com calma.

Vai doer?
Talvez. Algumas meninas sentem cólicas, que são aquelas dores na parte debaixo da barriga, ou têm TPM (tensão pré-menstrual), que é um tipo de irritação e sensibilidade mais forte que dá antes da menstruação. Mas fique tranquila, porque há tratamento para todas as dores.

Meus seios ainda vão crescer mais?
Sim. O corpo continua mudando. Os seios podem crescer, a cintura pode ficar mais marcada e o bumbum pode aumentar, por exemplo.

Minhas amigas são melhores do que eu porque já menstruaram?
De jeito nenhum. Cada uma tem o seu tempo. Se isso está incomodando você, é bom conversar com o seu médico. Uma coisa é certa: a menstruação vai chegar e, ainda assim, ela poderá ser diferente da de suas amigas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.