São Paulo, sábado, 22 de setembro de 2007

Saúde

Respirar pela boa não é normal

E, se isso acontece, a criança pode até ir mal na escola ou perder o apetite em casa

Leo Caobelli/ Folha Imagem
Beatriz Magalhães, 7, mostra que ganhou uns quilinhos a mais depois que resolveu o problema da respiração


DENISE RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Respirar pela boca é tão normal quanto comer pelo nariz. Ooops, leia a frase de novo. Se isso ocorre com você, algo está errado.
É o que aconteceu com Beatriz Magalhães, 7, que respirava pela boca e, por isso, passou a roncar à noite. Acordava cansada e sem apetite. "Não achava graça em pizza nem em lasanha."
Respirar pela boca atrapalhava também a vida de Rodrigo, 7 -ele não quis ser identificado. O garoto ia mal na escola porque o ronco não o deixava dormir. E quem dorme mal passa o dia agitado e não consegue prestar atenção na aula.
As duas crianças foram a uma otorrinolaringologista (médica que cuida de nariz, boca, ouvidos e garganta).
E Renata Francesca descobriu que eles tinham um problema no nariz chamado adenóide e amídalas muito desenvolvidas, que impediam a passagem do ar.
"O certo é respirar pelo nariz, porque ele filtra, aquece e umedece o ar. Assim, chega com melhor qualidade aos pulmões", diz.
Os dois foram operados. "Parei de roncar e como direito", comemora Beatriz, que ganhou seis quilos em um ano, depois da cirurgia. Rodrigo também está feliz: agora ele consegue ter sono profundo, acorda descansado e não tem mais dificuldade para aprender as coisas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.