São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 2010

TV

187 minutos animados

De 25 a 30 de janeiro, fique preparado para conhecer uma princesa de coração gelado, carrapatos que viajam em catapultas e um menino que tem uma avó que adora monstros, alienígenas e ETs

GABRIELA ROMEU
EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHINHA

Um boom da animação brasileira invade a TV no dia 25. Nessa explosão animada, serão exibidos 17 desenhos inéditos, com diversos sotaques, personagens de mundos reais e fantásticos e várias técnicas para dar anima (alma) a tudo isso.
É o resultado do projeto AnimaTV, que bancou as animações, cada uma com 11 minutos. E o mais legal é que dois desenhos serão escolhidos (por crianças e por especialistas) para virar uma série com 12 episódios. O resultado sai em março.
"O projeto tem uma diversidade maravilhosa, não é tudo 3D ou 2D, feito só por paulista ou carioca", diz Carlos Wagner La-Bela, da TV Cultura. "E o mais bacana é que as crianças entram em contato com o universo da animação brasileira, vão se identificar com nosso dia a dia, com nossas histórias."
Enquanto personagens como a menina Vivi, o cão Bolota, a princesa Lucy e os carrapatos Bum e Bod não desembarcam na telinha, conheça um pouco sobre alguns deles a seguir.

Princesa "faísca atrasada"
Lucy é uma princesa introspectiva e meio "faísca atrasada" (lenta), como dizem na Porto Alegre (RS) da criadora Zu Escobar. Ela inventou a história da animação "A Princesa do Coração Gelado", que tem um jeitão daqueles livros de dobraduras, em que as figuras saltam das páginas. Na história, a princesinha precisa encontrar o quinto elemento, que irá descongelar seu coração. Mas terá que enfrentar Dr. Dumal (um vilão, claro!), que deseja congelar o coração de todo o reino.

Como foram feitos os personagens e os cenários?
Usamos a técnica do recorte. Todos os desenhos foram feitos à mão e pintados com tinta acrílica. Depois, foram copiados para o computador. E aí foram criados mais de mil recortes: diferentes braços e pernas, rosto de lado, rosto de frente, graminhas e outros, tudo para montar os personagens e os cenários. Esses recortes ficam no que chamamos de "biblioteca".

Deu samba!
Vai dar samba é uma expressão usada para indicar que algo vai dar certo. Agora, é também nome de uma animação de Humberto Avelar. "Vai Dar Samba" é feita em 2D (desenhada no papel) e tem a música como tema. "Os episódios trazem pinceladas sobre o que é música e sobre como a música funciona. Faz uma analogia entre a vida e a música", diz Humberto, que escolheu o tema por achar que a TV já está cheia de desenhos com monstros e alienígenas.

É mais difícil criar em 2D ou em 3D?
A criação é difícil em ambas as técnicas. Aliás, a técnica que define o astral e o conceito do projeto. As técnicas de 2D, 3D, "stop motion" e outras tantas funcionam só como ferramentas para o criador. A criação vai além dessas ferramentas.
(HUMBERTO AVELAR)

Onde fica Viravento?
São muitos os jeitos de animar (dar vida) aos personagens dos desenhos. Em "Vivi Viravento", o animador Alê Abreu criou uma menina que adora anotar, desenhar e colar coisas das viagens que faz com a avó, uma escritora famosa, em seu diário. Assim, o seriado é "uma mistura do desenho animado com essas imagens da Vivi, revirando e recriando os lugares que visita em buscas de pistas para Viravento". Viravento? É de lá que surgem as histórias de sua avó.

Como é a técnica usada para esta animação?
É um desenho animado que parece um diário, cheio de colagens, com desenhos de canetinha, lápis de cor, giz de cera, fotos recortadas e tudo o que Vivi encontra pela frente em suas viagens. No episódio da Amazônia, ela cola até folhas de verdade em seu diário!
(ALÊ ABREU)

Inspiração assombrada
É comum os animadores buscarem inspirações ou influências para suas criações. Victor-Hugo Borges conta que o desenho "Historietas Assombradas - Para Crianças Malcriadas" é inspirado numa série de TV antiga, lá dos anos 60, chamada "The Twilight Zone" ("Além da Imaginação"), que misturava ficção científica e terror. Nas historietas de Victor-Hugo, é o menino Nicolas que vai ter que encarar a imaginação fértil de sua avó, uma velhinha bem sinistra que vê alienígenas até no ralo da pia!

Você criou uma bíblia para a animação?
Sim, sempre que é pensada uma série animada, é feita uma bíblia, que é um pequeno tratado com tudo que vai estar no desenho. Ela traz o estilo visual, o enredo, os cenários, os episódios etc.
(VICTOR-HUGO BORGES)

Que Hanna, que nada
Hanna Montana é um sucesso, mas não é unânime, certo? A animação "Zica e os Camaleões", de Ari Nicolosi, tem uma personagem que não tem nada da tal garota pop que vive em dois mundos - a não ser o gosto pela música. Zica tem 14 anos e oito meses, foi criada pela babá e vive trancada em seu quarto. Ali ela compõe, toca, faz grafite nas paredes e conversa com vários camaleões (sua consciência). Suas histórias acabam sempre num clipe musical.

Como foi pensada a trilha sonora da animação?
A trilha da série parte das mesmas influências musicais de Zica; ela gosta de ouvir rock das antigas, coisas dos anos 70 que descobriu na coleção de CDs do pai. A trilha é importantíssima na compreensão do que se pretende passar da história, dando os climas, pontuando as ações e reforçando as gags.
(ARI NICOLOSI)

Carrapato com bico de pato?
No mundo animado, a gente chega aos lugares mais incríveis. Em "Carrapatos e Catapultas", de Almir Correia, você desembarca numa galáxia onde carraPATOS, carrapatos bicos de pato, se locomovem por... catapultas! Os protagonistas de lá são Bum e Bod, que vivem num mundo onde há ondas amestradas nas praias e bolas de pipoca são usadas nas partidas de futebol.

Sua história é cheia de "nonsense". Por que isso costuma a atrair tanto as crianças?
O "nonsense" faz parte do nosso mundo. A loucura está aí no dia a dia. A nossa série é para rir em primeiro lugar. Existe muita crítica social também, mas isso fica em segundo plano.
(ALMIR CORREIA)

Maratona na telinha

As animações serão exibidas na TV Cultura entre os dias 25 e 30. No dia 25, às 11h30 e às 16h30, dá para ver o making of (bastidores) dos programas. Entre 25 e 29, sempre às 11h30 e às 16h30, passam diferentes desenhos animados. No dia 30, às 14h30, rola a maratona AnimaTV, com todos os desenhos.

+ NO BLOG
Leia mais entrevistas com alguns dos criadores das animações e conheça os outros desenhos animados no blog da Folhinha (http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.