Crianças
São Paulo, sábado, 23 de maio de 1998

"Cara de palhaço, pinta de palhaço..."

Por que o nariz do palhaço é vermelho? Diz a lenda que, em Londres, no final da Idade Média, eram comuns os encontros para assistir a demonstrações de cavalos. Várias pessoas da cidade se encontravam nos estábulos. Beber ajudava a passar o frio.
As demonstrações eram feitas por oficiais da cavalaria que saltavam sobre barreiras. Certa vez, um soldado raso, cuja obrigação era colocar as barreiras para os saltos, chegou cedo demais. Como fazia frio, bebeu um pouco além da conta.
Bêbado, pegou, por engano, o uniforme de um outro soldado muito alto e gordo. Com as roupas desengonçadas, lá foi ele colocar as barreiras e, logo na primeira, diante de todos, tropeçou. Foi uma gargalhada geral. Ele tentou se recompor, mas, ao ver o capitão nervoso, saiu correndo de medo e tropeçou novamente. Todos riam muito. Escondido, o soldado esperou pela bronca.
No entanto, o capitão ficou contente com o que tinha acontecido. Convocou o soldado para que todos os dias fizesse o mesmo: pusesse roupas largas; tropeçasse nos obstáculos; fugisse de medo... O soldado logo perguntou:
- Então eu vou poder beber todos os dias?
- Não! - respondeu o capitão. - Para que você pareça um bêbado vamos pintar o seu nariz de vermelho.
E foi assim, por causa do frio e da bebida, que deixam o nariz vermelho, que teria surgido o primeiro nariz de palhaço.
O nariz dos Picolinos Nem todos os grandes palhaços têm nariz vermelho. É o caso de Picolino 2. Roger Avanzi, 76, tinha 32 anos quando começou a aparecer no picadeiro com a maquiagem criada por seu pai, Picolino 1. "Eu não sei por que cargas d'água o nariz do meu pai era preto, e o meu ficou preto também" . Embora tenha seguido os passos do pai, Roger foi aos poucos inovando. Mudou as piadas, um pouco da roupa com um paletó mais colorido, e logo se tornou tão conhecido quanto o pai. Para ele, "a personalidade do artista é a maquiagem. Mostrar o ridículo do que é sério".
Reprises sapequinhas A maquiagem dos Picolinos era fabricada pela mãe de Roger. Debaixo da lona, quase tudo é ensinado pelos pais e parentes. Assim como as reprises que o Palhaço Mosquito, do Circo Barcelona, ensina a seu filho, o menino da capa.
Reprise é o número do palhaço de circo. Tem esse nome, porque são números que sempre se repetem. Eles são passados de pai para filho, e o que muda é o jeito que cada palhaço encontra de fazer graça em sua época. Há reprises que chegam a ter mais de 800 anos de existência.
No Circo Barcelona, montado na periferia de São Paulo, não há animais. As crianças são a atração. No primeiro número, Mosquitinho se apresenta com seu cão de pelúcia. Mosquito pergunta ao menino:
- Você está adestrando cães?
- Tô -Mosquitinho responde.
- Como o cachorro chama?
- Mijoleta.
E o público ri. Mijoleta é um personagem clássico. Já se chamou Violeta nas mãos do famoso palhaço Estremelique. (Hugo Possolo e Mônica Rodrigues Costa)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Crianças
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.