São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 2007

Ciência

Para que serve um clone?

Depois da criação da Dolly, burro, veado, gato e cachorro já foram clonados

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

Você provavelmente era bem pequenininho em fevereiro de 1997. Mas, no dia 22 daquele mês, os jornais do mundo publicaram uma das notícias mais incríveis dos últimos tempos: cientistas na Escócia haviam feito um clone de ovelha.
Um clone é uma cópia genética exata de um animal. Existem milhões deles por aí: se você tem um irmão gêmeo idêntico, você tem um clone. Isso quer dizer que a "receita" escrita no DNA (que fica dentro das suas células) para determinar, por exemplo, a forma do seu rosto, a cor dos seus olhos e até algumas manias suas é igual à do seu gêmeo.
Nasce Dolly Mas o clone do qual nós estamos falando aqui, uma ovelha simpática batizada de Dolly, era especial. Ela foi feita artificialmente, a partir de uma célula comum de uma ovelha adulta.
A equipe do cientista britânico Ian Wilmut conseguiu, pela primeira vez, tirar uma célula já completamente formada de um animal e fazer com que desse origem a outro (acompanhe na linha do tempo).
Usando truques químicos complicados, eles convenceram o óvulo de que ele era um embrião. O óvulo, então, começou a se dividir e foi implantado em uma ovelha de cara preta, que serviu de "barriga de aluguel".
Remédio Mas você deve estar se perguntando: para que serve um clone genético? Os cientistas que criaram Dolly queriam produzir remédio para seres humanos a partir do leite das ovelhas.
Mas a grande promessa da clonagem não é com bichos, mas sim com seres humanos. Usando a mesma técnica aplicada à ovelha Dolly, os cientistas querem produzir embriões humanos sob medida, que possam ser usados para a obtenção de células-tronco.
Essas células são capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo e poderiam ser usadas, no futuro, para tratar uma série de doenças -e até para produzir órgãos.
Talvez você, quando for mais bem mais velho, ou seus filhos possam se beneficiar desses tratamentos. E aí você vai se lembrar: tudo isso começou com uma ovelha chamada Dolly.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.