São Paulo, sábado, 24 de abril de 2010

Esporte

Brincadeira sobre rodas

Munidos de equipamentos de segurança, praticantes deslizam, saltam e giram com os patins

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É só calçá-los e seu dono parece ter superpoderes: ganha altura, velocidade, descobre movimentos ousados e desliza pelo chão como se voasse. Até parecem os sapatinhos da Cinderela, mas são os patins, que estão de novo na moda -ou melhor, nos pés das crianças.
Eles são indicados para quem quer só sentir o corpo deslizar com um ventinho no rosto (modalidade recreação), mas também agradam aos que preferem o frio na barriga (modalidade "street"), saltando obstáculos ou descendo rampas. E podem ser usados no gelo ou numa pista comum.
Em todas as opções, a vantagem é exercitar os músculos enquanto se diverte.
Mas o que é preciso para começar no esporte? "Um bom par de patins, equipamento de segurança e paciência", diz Corvo, professor de patinação há 15 anos.
O que ele chama de bom par de patins custa, em média, R$ 250 para patinação de recreação. Você até acha patins por R$ 40, mas cuidado. Mesmo sendo divertido, patins não é brinquedo.
"Os modelos vendidos em supermercados, com personagens famosos, podem até dar problemas nos joelhos, pois não dão firmeza aos pés das crianças", avisa Corvo.
Arlo Pereira da Silva, 12, anda de patins desde os dois anos. Ele teve que praticar muito até ficar craque em várias manobras, como as ensinadas aqui. Já levou tombões, mas não se importa. "Se cair, é só levantar!"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.