São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Livros

Imaginar é uma viagem

Descubra o caminho para as terras de elefantes e cerejeiras

GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL

Imaginar é uma grande viagem. Você pode imaginar que é um herói invencível, que é tão alto quanto um prédio de dez andares e até que já visitou os lugares mais incríveis do mundo.
Essa última foi a viagem de Arthur Nestrovski, colunista da Folha, no livro "Viagens para Lugares que Nunca Fui" (Companhia das Letrinhas, R$ 34). Também embarcou nessa aventura literária o ilustrador Andrés Sandoval.
O não-viajante conta coisas incríveis sem nunca ter visto os 9.000 elefantes do parque Kruger (África do Sul) ou nunca ter pisado numa cidade chamada Bessarábia (Moldova), onde nasceu sua bisavó.
Alguns lugares por onde ele nunca esteve são curiosos já pelo nome: Gorgonzola (que dá nome ao queijo) e Bengala (que nomeia os tigres), por exemplo. Há ainda um local onde "o mundo inteiro vira cor-de-rosa" durante a estação das cerejeiras: Kyoto, no Japão.
Depois de ainda conhecer a ilha de Páscoa (Chile), o rio Negro (na Amazônia brasileira) e as montanhas Celestes (China), dá mais vontade ainda de viajar (ou será que de imaginar?).
Aí é só seguir a receita que está na próxima página.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.