São Paulo, sábado, 26 de setembro de 2009

Capa

Síndrome de Pinóquio

As mentiras que as crianças contam e os problemas que elas causam

Patricia Stavis/Folha Imagem
"Meu nariz já estaria lá em Netuno!"
Brinca Thiago Alvarenga sobre a possibilidade de o nariz dele crescer como o do Pinóquio ao contar mentiras


GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Toda criança conta uma mentirinha de vez em quando. Você não? Ah, que mentiroso! Mentir a nota do colégio, fingir que comeu tudo o que estava no prato, inventar que é amigo de alguma celebridade... Mas por que será que as crianças mentem? Elas dizem que as razões são muitas.
Por exemplo, existe a mentira que aparece para não magoar uma pessoa. "Alguém corta o cabelo e fica ruim, você não vai dizer a verdade", explica Renan Guerrero Carminatti, 8. Tem a mentira para não levar bronca quando se faz algo errado.
"É igual quando a gente tira nota baixa e não quer contar para os pais", afirma Isabella Perpetuo Cornacchioni, 9. A menina diz que também existe uma mentira que as crianças levam à mesa.
"Quando estou almoçando e não quero mais, às vezes, dou para o meu cachorro comer e finjo que comi." Entre amigos, a mentira pode ser uma brincadeira, como conta Thiago Bricio Fernandez Alvarenga, 10, mentiroso assumido.
"Eu e um dos meus melhores amigos sempre mentimos um para o outro. Só para zoar." Já Joaquim Merkel Scandurra Pereira, 9, lembra um ditado que justifica as mentiras - "a verdade dói".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.