São Paulo, sábado, 27 de setembro de 2008

LISTA VERMELHA

Conheça algumas espécies da flora que estão ameaçadas

Araucária
Tem uma madeira considerada nobre e é muito usada para fazer móveis e objetos longos. Como é natural da mata atlântica (um dos biomas mais destruídos do Brasil), está desaparecendo com a floresta.

Palmiteiro
É dessa árvore que sai o palmito que muita gente come em casa. O palmiteiro é encontrado na mata atlântica e extraído em grandes quantidades, mesmo sendo ilegal.

Pau-brasil
Há mais de 500 anos essa árvore sofre com a exploração. Hoje em dia, não é mais o corante vermelho que chama a atenção dos exploradores, mas sim a madeira nobre, usada para fazer móveis.

Jaborandi
O jaborandi existe, em sua maioria, na mata atlântica e no cerrado, que são os dois biomas mais devastados pelo homem. Por isso corre o risco de desaparecer também.

Pau-rosa
É uma árvore muito usada na indústria da beleza. Os óleos extraídos das folhas e da madeira do pau-rosa são usados para fazer perfumes e outros cosméticos.

Bromélias
Incluídas em uma lista de plantas ornamentais, as bromélias passaram a ser muito procuradas no mercado de decoração.

Orquídeas
As flores que sua mãe tanto gosta não vão desaparecer. As orquídeas vendidas em floriculturas foram criadas em laboratório. São espécies selvagens da mata atlântica que correm risco de extinção.


Fontes: Cássio van den Berg, professor de botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); José Rubens Pirani, chefe do departamento de botânica da Universidade de São Paulo (USP); Nara Vasconcelos, bióloga responsável pela estufa de bromélias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Paulo Takeo Sano, professor do departamento de botânica da USP.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.