São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

Festa

Bruxas levam a melhor

Enquete realizada em 50 escolas paulistas mostra que as feiticeiras são mais presentes nas comemorações de 31 de outubro

Patricia Stavis/Folha Imagem
Mariah Pires Caramilo, 7, fantasiada como uma bruxinha assustadora


GABRIELA ROMEU
DA REPORTAGEM LOCAL

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um pula numa perna só fumando um cachimbo. A outra, de chapéu pontudo, voa pelos céus numa vassoura. Nem parece, mas não é que os dois fazem "aniversário" no mesmo dia?
É que, em algumas cidades, em 31 de outubro, comemora-se tanto o Dia das Bruxas quanto o Dia do Saci. E quem é o "dono" da festa?
Para responder à questão, a Folhinha fez uma enquete em 50 escolas paulistas e descobriu que, em mais da metade delas, as bruxas dominam as comemorações -leia mais à direita.
É o que acontece na escola bilíngue Cidade Jardim/ Playpen. Lá, as crianças gostam mesmo é de fantasias de bruxas, vampiros e outros seres assustadores.
Os sustos também estão no Colégio Stance Dual, onde há até almoço com comidas estranhas: tubarão com molho sangrento, aranhas fritas, dentes de vampiro, musgo do pântano. Calma lá! Tubarão é cação; aranhas são batatas; musgo é espinafre e assim vai.
Contrárias ao Halloween, por tratar do folclore americano, algumas escolas festejam é o Dia do Saci.
No Colégio Padre Moye, as professoras até criaram um concurso de canções para a criatura de uma perna só -tem até rap do Saci.
Já no Colégio Santa Maria, depois de umas bagunças que ele aprontou por lá, as crianças fizeram uma "caçada ao Saci". Vão munidas com peneira e garrafa (onde ele é aprisionado).
No Elvira Brandão, ele também apronta das boas. Depois deixa até recado: "Hahaha! Não me pegaram! Volto no ano que vem".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.