UOL
São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 2006

CIÊNCIA

Conheça o primeiro brasileiro que vai realizar, no dia 30 de março deste ano, o sonho de muitas crianças do mundo todo: ver a Terra de longe

Como virar um astronauta

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O astronauta brasileiro está muito perto de fazer seu primeiro vôo ao espaço. Neste momento, Marcos Cesar Pontes, 42, está na Cidade das Estrelas (como é chamado o centro de treinamento de cosmonautas da Rússia). Ele deve partir para a Estação Espacial Internacional, num foguete russo, em 30 de março.
Enquanto passa por todos os testes e exames necessários antes da viagem, ele teve a chance de conversar com a Folhinha. Ele diz que ser astronauta também tem coisas chatas, mas que vale a pena, e sugere que você também pode estudar para chegar lá.

Folhinha - Quando você era pequeno, já sonhava ser astronauta?
Marcos Cesar Pontes -
Quando criança, fazia inúmeras visitas ao Aeroclube de Bauru [interior de São Paulo" para ver a Esquadrilha da Fumaça e muitas visitas à Academia da Força Aérea (AFA). Na época, eu queria ser um piloto de caça e, no caminho até me transformar num astronauta, foi o sonho de voar que me sustentou e sustenta até hoje.

Folhinha - O que você acha mais legal na carreira de viajante espacial?
Marcos -
Poder representar o Brasil, fazer coisas úteis para todo mundo e ter a oportunidade de mostrar que todos nós somos capazes de alcançar nossos sonhos.

Folhinha - Há coisas chatas?
Marcos -
Tudo o que fazemos na vida terá momentos chatos e dificuldades. Mas todas as dificuldades são superadas quando procuramos pensar sempre em coisas boas e descobrimos o prazer em tirar, dessas dificuldades, as grandes oportunidades da vida.

Folhinha - Você diz que vai levar o chapéu de Santos Dumont, que inventou o avião, para o espaço.
Marcos -
Santos Dumont deveria ser inspiração para todos nós brasileiros. Levar pertences do nosso herói é um grande orgulho para mim e um jeito de prestar uma homenagem a ele.

Folhinha - Há mais informações sobre você?
Marcos -
Sim. No site www.marcospontes.net.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.