UOL
São Paulo, sábado, 28 de maio de 2005

Festa no arraial

Tradição de comemorações juninas tem início há dois mil anos,na Europa

LUCRECIA ZAPPI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

D aqui a quatro dias, entramos em junho, mês forrado de balão, fogueira e quadrilha. A festa junina, ou joanina, como era conhecida em Portugal, é mais antiga do que parece.
A festa coincide com o solstício de verão na Europa, quando o sol está no ponto mais próximo do Equador, entre 21 e 22 de junho. Há mais de dois mil anos havia festas para comemorar colheitas.
Nos países de maioria católica, festas de santos se juntaram à celebração agrícola. O nome "joanina" nasceu em Portugal no século 4, em homenagem a são João.
Mesmo havendo nas festas juninas diferenças regionais, em qualquer "arraiá" brasileiro há doces feitos a partir da colheita do milho e do amendoim. Enquanto no Nordeste há forró após a quadrilha e boi-bumbá, na festa do Sul ninguém tira a roupa de gaúcho.
Franco di Franco, 10, comemora na escola, em Alexânia, GO. "Coloco remendo na calça, chapéu de palha e bota trocada de pé." João Ferreira Cândido Neto, 10, festeja na escola e na fazenda de sua família, perto de São José do Rio Preto (SP). Apesar de ter o nome do santo fogueteiro, João não se atreve a pular fogueira. "Gosto mais da festa da escola porque tem cama elástica e pescaria e é durante o dia".
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.