São Paulo, sábado, 28 de julho de 2007

Bichos

De carne e osso

Se você está pensando em ter uma animal de estimação, aprenda a cuidar de seu companheiro de brincadeiras

MARIANA BERGEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ufa! A brincadeira acabou. Mas, quando o companheiro de diversão é um cachorro ou um gato, você não pode guardá-lo na caixa ou deixá-lo jogado até pintar uma vontade de brincar com ele de novo.
Bichos de estimação precisam de comida, de banho e de uma porção de outros cuidados. E, mesmo que você não dê conta de fazer tudo isso, o importante é sua participação nessa missão.
Júlia Holmo, 8, ajuda a cuidar do seu gato, Chaninho, e do seu peixe, Vermelhinho, mas há coisas que ainda não pode fazer.
"Não consigo segurar o saco de ração, que é muito pesado. Quando tento, ou cai muita ou pouca comida", conta a menina.
Mas é Júlia quem avisa a mãe quando é hora de colocar ração e água para o gato.
"Criança só deve ter bichos de estimação a partir dos seis anos. Antes, pode machucar o animal por não ter noção de que ele é um ser vivo", fala Maria Inês Ferreira, veterinária da Anclivepa-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Estado de São Paulo).
Os irmãos Caio de Paiva Flamínio, 10, e Giovanna de Paiva Mate, 7, têm dois cachorros, Nhoque e Fiona, e sabem como cuidar deles.
Caio dá banho nos cães, coloca ração e água e limpa a sujeira do quintal. E Giovanna escova os dentes deles com o mesmo capricho com que escova os seus próprios dentinhos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.